Visando atender o processo de primeira pré-matrícula online, foram realizadas algumas alterações no portal do aluno. Abaixo iremos falar das alterações bem como a operação via portal.
Pré-requisitos:
Processo:
Uma vez que o candidato inscrever-se em um curso via módulo de inscrição, ou ser feita uma pré-matrícula seja ela de forma individual ou via processo de matrícula, então o sistema irá disparar a rotina de e-mail de primeira pré-matrícula. Neste e-mail será enviado um token de acesso para o portal do aluno, onde este poderá realizar o processo totalmente online.
Fluxo do processo de matrícula:
1. Realizada pré-matrícula (individual ou via processo). Essa ocorre de acordo com as regras abaixo.:
2. Candidato recebe Perfil de usuário para 1ª matrícula online
3. Candidato recebe token de acesso
4. Candidato será direcionado já logado para o portal do aluno, onde será apresentado o processo de matrícula vigente. Supondo que os passos serão:
Cadastro do aluno > Aceite > Financeiro > Documentos > Relatórios
5. Candidato clicar no botão “Iniciar matrícula”
6. Passo - Dados cadastrais
7. Passo - Aceite
8. Passo - Financeiro
9. Passo - Entrega de documento
10. Passo - Relatórios: O candidato em pré-matrícula pode imprimir seu boleto de inscrição, consultar e pagar parcelas ao término do processo de matrícula. Claro que todas essas opções são permissões que deve-se, ou não, liberar para determinado perfil de usuário no Security, cabendo a instituição de ensino definir o que será ou não liberado a nível de acesso para quem tiver perfil de pré-matrícula.
Após ter feito todos passos da matrícula, caso o aluno tente novamente executar o processo de matrícula, o sistema apresentará mensagem conforme imagem abaixo. Ou seja, o sistema não permite que o aluno edite aquela sua pré-matrícula, informando ao mesmo que a pré-matricula já foi realizada e liberando acesso apenas a consulta de relatórios.
Fluxo da efetivação da matrícula: A efetivação de matrícula pode ocorrer das seguintes formas abaixo, sendo que em todas elas o sistema enviará o e-mail de efetivação de matrícula, caso configurado, e também realizará a troca de perfil de usuário, conforme parâmetro Perfil de usuário para 1ª matrícula online.
Nos itens acima falando referente operações realizadas via secretaria, por exemplo, caso esteja trabalhando com efetivação de matrícula via pagamento da taxa de inscrição E entrega de documentos obrigatórios para matrícula, quando aprovar os documentos então no log da operação o sistema informará que não houve efetivação de matrícula “pois possui a parcela de inscrição em aberto.”. E caso pague-se a taxa de inscrição porém há documentos pendentes de aprovação, então o sistema apresentará essa informação de que existem documentos aguardando aprovação e por este motivo a matrícula não será efetivada.
Importante: Caso a instituição tenha dois processos de matrícula vigentes, os dois aparecerão na tela inicial de matrícula restando ao candidato selecionar qual processo utilizar. Orientamos que somente 1 (um) processo de matrícula esteja ativo para o processo de pré-matrícula via portal.
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