O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Fonte: INEP
Abaixo um vídeo de como realizar exportação para o ENADE.
Clique no vídeo para ampliá-lo. Após assisti-lo, pressionar a tecla ESC para sair.
É nesta tela que é realizada a exportação dos cursos e inserir as informações dos alunos ingressantes e concluintes da instituição. Para saber como preencher os campos corretamente, confira abaixo:
Ano para exportação: neste campo deve ser informado o ano em que está sendo realizada a exportação das informações para o ENADE. Exemplo: 2019.
Cursos para exportação: informar o curso a ser exportado para o ENADE. Exemplo: Gestão de Recursos Humanos.
Situação Ingressante: ao exportar as informações ao ENADE, a situação do aluno ingressante deverá ser informada, a fim de que saibam que este aluno é um aluno ingressante na instituição e o Inep tenha a informação correta. Colocar informações referente à situação do ingressante
Situação Concluinte: ao exportar as informações ao ENADE, a situação do aluno concluinte deverá ser informada, a fim de que saibam que este aluno é um aluno concluinte na instituição e o Inep tenha a informação correta.Colocar informações referente à situação do concluinte
Observação do ingressante: pode-se inserir alguma informação referente ao aluno que irá constar no cadastro do aluno.
Observação do concluinte: pode-se inserir alguma informação referente ao aluno que irá constar no cadastro do aluno.
Importante:
A alteração de situação do aluno pode ser feita individualmente ou em lote no ingresso do aluno na aba ENADE ou em lote na tela Manutenção dos registros do ENADE após receber o retorno do INEP, por este motivo, o sistema disponibiliza as situações para ingressantes e concluintes, para que a instituição possa informar a situação desejada, e não passe tanto trabalho no momento de corrigir a situação dos alunos no ingresso. Exemplo: no momento da exportação, informar que todos os alunos estão como participantes, e quando receber o retorno do INEP, arrumar a situação somente dos alunos que estão com situação diferente de participante.
Alunos ingressantes: Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o curso no respectivo ano, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento (25%) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade.
Alunos concluites: Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até metade do próximo ano ou que tenham cumprido oitenta por cento (80%) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade.
Estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até final do último ano ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade.
Fonte: INEP
Outros procedimentos referente ao ENADE, clique no processo desejado e veja a documentação disponibilizada:
Cálculos realizados pelo ENADE
Manutenção dos ingressos dos alunos
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.