Para as instituições que desejarem trabalhar com aproveitamento e/ou validação de cenários(agregadas), foram criados dois tipos veja abaixo:
Para o funcionamento dos requerimentos é necessário, criar a situação de resultado que deseja que fiquei na matrícula do aluno.E vincular ela no subnível, no campo {Situação de resultado padrão para aprovação/validação de disciplinas agregada}. Vale ressaltar que a situação de resultado, deve ser do tipo DISPENSADO.
Para criar este requerimento de ir no módulo de requerimento do G5. Clicar em Cadastros>Requerimentos>Modelo Padrão.
Buscar esse nome indicado no subtítulo.
Com isso o sistema solicitará apenas que você preencha na aba Trâmites, qual o setor responsável por responder este requerimento.
Porém recomenda-se que na aba Geral, preencha-se o checkbox “Disponível no portal” bem como cadastrar algumas restrições, por exemplo no parâmetro “Somente alunos com situação de ingresso”, informar apenas os ativos, a IES ainda pode trabalhar também com um evento do calendário para limitar o tempo de solicitação dos alunos.
Atenção: Este requerimento deve ser utilizado para alunos que realizaram uma disciplina agregadora, reprovaram nela mas aprovaram em alguma agregada. Onde, esta agregada será aproveitada no novo semestre, ficando dispensado da realização.
Ao solicitar o requerimento, será apresentado ao aluno as disciplinas AGREGADORAS que o mesmo esta matriculado, neste caso deve selecionar a disciplina agregadora que reprovou e tem o cenário aprovado.
Feito isso, o requerimento entrará na caixa de pendentes do setor responsável, deverá acessar o requerimento e clicar em “Deferir” se for o correto nesta situação.
Com isso o sistema fará as seguintes validações:
Em caso de sucesso, entenda abaixo como ficará a média da nova agregadora.
Como alguma ou algumas agregadas foram aproveitadas, elas serão dispensadas no cálculo da nova agregadora. As médias do semestre anterior foram replicados para fins acadêmico, mas eles não serão considerados no cálculo. Exemplo de cálculo:
Para criar este requerimento de ir no módulo de requerimento do G5. Clicar em Cadastros>Requerimentos>Modelo Padrão.
Buscar esse nome indicado no subtítulo.
Com isso o sistema solicitará apenas que você preencha na aba Trâmites, qual o setor responsável por responder este requerimento.
Porém recomenda-se que na aba Geral, preencha-se o checkbox “Disponível no portal” bem como cadastrar algumas restrições, por exemplo no parâmetro “Somente alunos com situação de ingresso”, informar apenas os ativos.
Atenção: Este requerimento deve ser utilizado para alunos que possuem algum cenário/agregada que pode ser aproveitado, mas que não possui vinculo com esse ingresso do aluno, por exemplo feito em outra IES ou em outro curso.
Ao solicitar o requerimento, será apresentado uma listagem ao aluno das disciplinas agregadas e a qual agregadora pertence. Deve selecionar a desejada e preencher os campos solicitados. Feito isso, o requerimento entrará na caixa de pendentes do setor responsável, deverá acessar o requerimento e clicar em “Deferir” se for o correto nesta situação.
Com isso o sistema fará as seguintes validações:
Em caso de sucesso, entenda abaixo como ficará a média da nova agregadora e a situação da agregada.
A agregada que foi validada, será dispensada de acordo com a situação cadastrada no subnível, e as informações que o aluno cadastro no requerimento, de nota, frequência, onde cursou e outros, serão armazenados no {+Info} em Observação.
Quanto a média da agregadora, a disciplina agregada aproveitada será desconsiderada, então no caso se houver ainda 2 agregadas será formada por elas, ou se houver apenas 1, será formada por essa única nota/conceito.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.