O cadastro da regra para definição dos prazos é necessário para que a instituição possa definir algumas regras no momento de realizar a matrícula/rematrícula dos alunos.
Por exemplo, poderá definir os cursos que estarão disponíveis, se o aluno poderá realizar a rematrícula escolhendo disciplinas de outros cursos que não seja o seu, de outra unidade, outro turno e se exibirá as disciplinas pendentes do aluno. Além disso, poderá definir a idade mínima e máxima para realizar os procedimentos.
Esta configuração será atrelada ao processo de matrícula/rematrícula, no momento em que o processo estiver sendo configurado.
Para realizar este cadastro, deve-se acessar o menu de Cadastros > Regras para definição dos prazos.
Regras de cadastro:
Confira abaixo a demonstração de utilização da tela de cadastro.
Para saber mais a respeito das funções disponíveis no cadastro de Regras para definição dos prazos, clique nas abas abaixo:
Descrição: deve-se informar uma identificação da regra.
Tipo de Evento: neste campo, deve ser informado se a regra a ser cadastrada será para matrícula ou rematrícula. Clique no link Tipos de eventos para cadastrar os tipos de eventos necessários.
Ativo: se marcado, esta regra estará disponível para uso. Se o parâmetro estiver desmarcado, esta regra estará indisponível para uso.
Na aba abaixo, segue o detalhamento dos demais campos que não são obrigatórios.
Opção de escolhas de disciplinas: se a instituição disponibiliza que o aluno escolha as disciplinas, alguns detalhes podem ser configurados:
Filtros:
O sistema ainda permite clonar regras. Basta selecionar a regra desejada e clicar no botão Clonar:
Então, deve-se realizar as alterações necessárias e clicar em Gravar.
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