Instituições de ensino superior que trabalham na modalidade à distância (EAD), até então precisavam cadastrar turmas em cada um dos polos disponíveis. Com essa reestruturação é possível cadastrar as turmas em apenas um polo (principal) e indicar quais polos poderão ofertar aquele curso e, consequentemente as turmas daquele curso. Pensando em um cenário que a IES possui 40 polos EAD e oferta 10 cursos com 8 fases/períodos nesses 40 polos, anteriormente era necessário cadastrar 3200 turmas no período letivo. Utilizando esse compartilhamento de turmas entre os polos, a IES vai precisar cadastrar apenas 80 turmas.
Desta forma, toda a operação (cadastro, gerações e consultas) tornam-se mais ágeis e simplificadas, demandando menor esforço da equipe e também reduzindo assim, as possibilidades de falhas humanas.
O primeiro passo é acessar no sistema o módulo “Administração Security”, acessar o menu Unidades > Cadastro. Nesta opção serão configurados as unidades que irão trabalhar por conceito de unidade ou por conceito de polo. Quando a IE for utilizar polos, ao realizar o cadastro do grupo, deverá selecionar a opção “Grupo de unidades utilizado para polos”. Com isso será habilitado a aba polos, para que sejam cadastrados os polos do grupo.
Na aba de polos basta informar o código de cada polo e o respectivo nome, após isso clicar no botão gravar, para que os dados sejam salvos.
Após realizado o cadastro dos polos, é necessário liberar o acesso para os perfis que utilizam os polos. Este processo é realizado ainda na aplicação de segurança, acessando o menu Permissões de acesso > Usuários. Ao acessar o menu indicado, deve-se pesquisar e selecionar o usuário.
São apresentadas em tela as permissões de unidades para o usuário na aba “Unidades com perfil”, nesta aba no campo “unidade” selecionar os polos que o usuário pode acessar, e no campo “perfil usuário”, selecionar o perfil de acesso do usuário.
Após realizado esse processo o acesso ao polo é liberado para o usuário. Ao realizar o acesso no sistema e acessar esse polo, no campo de unidade/polo será apresentado o polo.
Quando o acesso for a uma unidade, não utilizando assim as configurações referente a polo, será apresentado o identificador como unidade.
Ao acessar um Polo, o sistema irá respeitar as configurações do compartilhamento de “TurmaPolo”, tanto para o cadastro das turmas quanto para os demais processos acadêmicos que envolvam as turmas. Por padrão esse compartilhamento estará com o valor “Unidades do mesmo grupo”, ou seja, o sistema compartilhará as turmas entre as unidades/polos de um determinado grupo de unidades. Mas também é possível trabalhar com as demais configurações disponíveis de compartilhamento para compartilhar entre “Todas as unidades”/polos cadastradas no sistema ou não compartilhar os dados entre as unidades usando a opção “Somente unidade criadora”
Como exemplo, conforme configurado acima o compartilhamento de turma está como “Todas as unidades do mesmo grupo”. Portanto ao acessar um polo, acessar o menu de cadastro de turmas, pesquisando por todas as turmas sem informar o polo, o sistema irá:
No exemplo abaixo, ao acessar o polo 1, e realizar a pesquisa trouxe as turmas do polo 1 e 2 que estão sendo ofertadas o curso nos polos do mesmo grupo (Polo 1,2,3 e 4).
Porém ao acessar o polo 4 que é do mesmo grupo, e pesquisar por turmas, não serão apresentadas as turmas, pois o curso não está sendo ofertado para o polo acessado.
Visualização de movimento de todos os polos: Para ter uma visão completa das matrículas e movimentações de todos os polos, sem alterar o polo, pode-se criar uma cópia do módulo acadêmico do EAD e configurar o mesmo para não aplicar filtro de unidades. Para esta configuração, solicite apoio ao suporte da Edusoft.
Para instituições de ensino que trabalham na modalidade de ensino à distância e utilizam polos de ensino, as configurações (informações compartilhadas) de cadastros e movimentos do sistema (abaixo) não podem estar configuradas em um nível mais restrito que o nível do compartilhamento TurmaPolo.
Ex.: Se o compartilhamento TurmaPolo for por “unidades do mesmo grupo”, o compartilhamento de FormaIngresso não poderá ser por “somente por unidade”.
Ao acessar um polo, e abrir o cadastro de curso, é exibida a aba “Polos de oferta”, nesta aba são configurados os polos em que o curso é ofertado. São apresentados nesta listagem, todos os polos que fazem parte do grupo do polo aberto. Por padrão do sistema o polo está desmarcado, portanto para ofertar um curso é necessário acessar o cadastro de curso, e realizar essa configuração de oferta para os polos.
No cadastro de turmas, é apresentada a aba “Polos de oferta”, nesta aba são apresentados os polos em que a turma pode ser ofertada. Esta aba traz por padrão os valores configurados no cadastro do curso. Assim sendo, ao realizar o cadastro de uma nova turma, essa aba vem com os valores que foram definidos no cadastro do curso. Traz por padrão os polos que foram ofertados o curso, e os mesmos já vêm marcados como ofertados na turma. Permitindo ao usuário desmarcar a oferta da turma em um determinado polo, caso desejar.
No menu Ofertar polos nos cursos, é possível realizar a oferta de cursos por lote. Necessário conceder acesso ao menu para o usuário, através da aplicação “administração security”, para os clientes que não possuem acesso a essa aplicação, solicitar ao suporte da edusoft.
No menu de oferta de polos nos cursos, são apresentados todos os cursos cadastrados no grupo de unidades (indiferente dos polos). Assim é possível selecionar os cursos desejados e Ofertar/Excluir ofertas para os polos. No campo “Polo de Origem”, é selecionado o polo desejado para realizar a configuração, conforme o curso selecionado.
Ao selecionar o “Polo de Origem”, e desmarcar a opção “Oferta o polo nas turmas do curso”, ao clicar nos botões “Ofertar Polo e/ou Excluir ofertas”, são ofertados/excluídos os polos somente dos cursos. Após executado o processo, é apresentada a mensagem de sucesso.
Ao selecionar a opção “Oferta o polo nas turmas do curso”, é habilitado o campo “Período letivo para as turmas”, para selecionar o período letivo das turmas.
Ao selecionar o polo de origem, a opção “Oferta o polo nas turmas do curso”, “Período letivo para as turmas” e selecionando o curso, ao clicar no botão “Ofertar Polo ou Excluir ofertas”, todas as turmas do curso selecionado, são ofertadas ou excluídas as ofertas para o polo informado.
Para novas matrículas realizadas em polos, no passo ingresso após a seleção do curso é apresentado o campo para a seleção do polo (são apresentados apenas os polos em que o curso selecionado esteja sendo ofertado).
Após a seleção do polo, ao dar sequência ao processo de matrícula, informando os outros campos e clicando no botão “próximo”, na próxima aba, são apresentadas na seleção das turmas, apenas as turmas que estão com o curso sendo ofertado para o polo selecionando anteriormente.
Para a matricula individual, estando logado em um polo, são apresentadas as turmas que possuem ofertas no polo. Por exemplo, turmas que possuem a oferta do curso nos polos um e dois, são apresentadas estando logado no polo um. No entanto se a turma não estiver sendo ofertada no polo um (unidade logada), a mesma não é apresentada para a seleção (não sendo permitido digitar a mesma no campo de turma). Assim sendo a regra é:
Note que a validação observa os polos em que a turma é ofertada e não o polo/unidade que foi feito o seu cadastro.
Exemplos abaixo: Todas as turmas apresentadas possuem ofertas no Polo um(logado). Porém existe a turma 555, que não é apresentada na lista, isso ocorre pois essa turma não esta sendo ofertada no polo um.
Turma não sendo ofertada no polo um.
Ao ofertar a turma no polo um, a mesma é apresentada no polo um para realização de matrícula individual.
Foi disponibilizado no ingresso do aluno, um novo processo, que permite realizar a troca do polo de estudos do aluno. Este processo permite que seja alterado o polo de estudos do aluno para outro polo em que a turma do aluno é ofertada, sem alterar a turma de estudos do aluno. Abaixo constam as configurações e operações necessárias para a realização da troca do polo:
Na regra de matrícula que esta sendo utilizada para a turma, na aba transferência, há o bloco de configuração com o nome “troca de Polo”. Neste bloco são configurados a ação que o sistema deverá fazer com relação as parcelas no momento em que for trocar o polo de um aluno.
No ingresso do aluno, é apresentada a opção “Trocar polo de Ensino”, quando o aluno possuir ingresso ativo, e oferta de curso ativa para a unidade de ingresso. Ao clicar nesta opção, é apresentada uma janela para que o usuário informe o Polo de ensino de destino e o motivo da troca de polo. Esses dois campos são de preenchimento obrigatório. Somente polos que estejam ofertados na turma com a matrícula mais recente do ingresso do aluno, considerando a data da efetivação da matrícula serão apresentados para seleção.
Ao realizar o processo, o aluno terá o seu polo alterado, porém, mantendo o ingresso, curso e turma. No caso do contrato financeiro, será gerado um novo contrato financeiro no polo de destino e respeitará as configurações realizadas na regra de matrícula utilizada na turma.
Da mesma forma, não será atualizado o título, sendo o mesmo cancelado, se a parcela for transferida de polo e a conta bancária utilizada no título não for compartilhada entre os polos.
O processo de remanejamento de turmas irá observar se a unidade/polo logada pertence a um grupo de unidades utilizado para polos. Caso pertença, será permitida a seleção de turmas de outros polos, conforme as configurações de compartilhamento da turma, observando que a turma pode ser de outra unidade, mas é ofertada no polo atual de ingresso do aluno. Se a turma não estiver sendo ofertada para o curso no polo atual de ingresso do aluno, a mesma não será apresentada na pesquisa para seleção. Ao realizar o remanejamento para uma turma de outro polo, não será mudado o polo de ingresso do aluno.
Nas telas do diário eletrônico da disciplina, ao carregar uma disciplina de um polo é apresentado o filtro “Polo de ensino”, e na lista de alunos, ao lado do nome do alunos, é exibido o polo do aluno. A digitação das notas e frequência permanecem a mesma, tendo apenas que trocar o polo no filtro “Polo de ensino” para acessar os alunos de outro polo com matrículas na mesma turma e realizar a digitação das notas e faltas. Quanto ao processo de encerramento de diário, ao encerrar o diário, o mesmo é encerrado em todos os outros polos que a turma da disciplina é ofertada. Na tela, são apresentados os polos em que a turma é ofertada.
Os alunos são exibidos conforme o polo que o aluno estuda. Caso houverem alunos de diversos polos matriculados em uma mesma turma, para visualizar será necessário trocar o polo no filtro de “Polo de ensino”.
Alunos polo 1:
Alunos polo 4:
A tela de registro de frequência também possuirá as mesmas regras da tela de digitação de notas. Necessitando usar o filtro de “Polo de ensino” para acessar os alunos matriculados de outros polos na turma. Os polos apresentados também seguem a mesma regra.
Frequência dos alunos do polo 1:
Frequência dos alunos do polo 4:
No portal do professor, no registro de frequência dos alunos serão exibidos na listagem todos os alunos da turma/disciplina que são lecionados pelo professor. Mesmo se o professor não tiver liberado acesso a um determinado polo, em que ele possui alunos, os alunos serão apresentados na listagem. Ao encerrar o diário pelo portal do professor em um determinado polo, o diário será encerrado também em todos os polos que possuí alunos matriculados, sem a necessidade de acessar cada polo para o encerramento.
Na digitação de notas, irá respeitar as configurações do Mentor Web, para que o professor possa digitar notas, terá que ter liberado acesso aos polos. Para digitar as notas de alunos de outros polos deve-se utilizar o filtro de “Polo de ensino”, filtrando assim os alunos de cada polo. Os polos são exibidos de acordo com os polos ofertados no cadastro da turma.
Liberando o polo 4 para o professor, pois o mesmo tem aluno no polo 4 para a digitação de notas.
Acessando o polo 4 para a digitação das notas.
No processo de geração/exportação de dados para o censo superior, no campo 05 do registro 42 em que envia-se o código do polo do curso à distância, quando no tipo de curso se tratar de um curso à distância será identificado a unidade/polo vinculada ao ingresso para então buscar os dados da pessoa jurídica vinculada à unidade.
Regra do censo: “Este campo é obrigatório e somente será enviado se o curso for de modalidade “Curso a distância”.
Gerando a exportação para o MEC
Foi enviado o código no mec da pessoa jurídica vinculada a unidade do polo. Abaixo a pessoa jurídica do polo que foi gerado o censo.