A reclassificação de aluno pode ser realizada para avançar ou retroceder fases.
Para acessar esta rotina, deve-se acessar o menu de Operações > Reclassificação:
Para saber mais a respeito da rotina, desde os pré-requisitos até utilização da mesma, clique nas abas abaixo.
Antes de utilizar a rotina, é necessário configurar os seguintes itens na aba Reclassificação das configurações de Regra de matrícula:
Na tela de reclassificação, deve-se informar os seguintes filtros:
No exemplo utilizado abaixo, a aluna possui matrícula na fase 1, e a reclassificação será feita para a fase 2.
Ao preencher os filtros, deve-se clicar em Reclassificar:
Ao consultar os períodos de matrícula da aluna, é possível visualizar que a matrícula anterior ficou com situação “Reclassificado”:
Além disso, a situação de resultado das disciplinas ficará conforme configurado nas regras de matrícula. No caso deste exemplo, ficará como Aprovado.
Na tela de reclassificação, deve-se informar os seguintes filtros:
No exemplo utilizado abaixo, a aluna possui matrícula na fase 2, e a reclassificação será feita para a fase 1.
Ao preencher os filtros, deve-se clicar em Reclassificar:
Ao consultar os períodos de matrícula da aluna, é possível visualizar que a matrícula anterior ficou com situação “Reclassificado”:
Além disso, a situação de resultado das disciplinas ficará conforme configurado nas regras de matrícula. No caso deste exemplo, ficará como Reprovado por nota:
O processo de reclassificação selecionará a turma do curso e fase selecionada, que não esteja cancelada, e seguirá a seguinte ordem:
Quando a reclassificação é feita com mais de uma fase de diferença (como por exemplo, da 6º para 8º ou 6º para 4º), o aluno será matriculado na fase de destino seguindo a regra acima para definição da turma principal. Nestes casos, o aluno será matriculado também nas fases intermediárias, conforme exemplo abaixo:
Neste caso, a definição da turma (sempre do curso e fase em questão) será da seguinte forma:
No final do processo de reclassificação será apresentada a mensagem de “Reclassificação realizada com sucesso”. Nesta tela é apresentada a turma em que o aluno foi matriculado e os relatórios cadastrados na Regra de matrícula, aba “Reclassificação”.
No financeiro, apenas no contrato da matrícula de origem será alterado a turma, e passará a referenciar a nova matrícula do aluno. Não serão alteradas parcelas ou títulos deste contrato.
Os relatórios de histórico serão exibidos da seguinte forma:
Para desfazer a reclassificação, deve-se acessar a última matrícula ativa do aluno (matrícula gerada pela reclassificação), e na aba “Ingresso”, ao final da página, terá o botão “Desfazer reclassificação”.
O processo de reclassificação irá cancelar as matrículas geradas na reclassificação. No exemplo abaixo, o aluno foi reclassificado da 6ª para 8ª fase:
Matrícula do aluno antes de desfazer a reclassificação:
Matrícula do aluno após desfazer a reclassificação:
No financeiro, apenas o contrato que na reclassificação foi alterado para a nova turma, será alterado para a turma original.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.