Esta funcionalidade apresenta os processo que são executados em segundo plano através de uma fila, quando executado uma ação maior. Por exemplo, ao editar uma grade curricular excluindo uma disciplina, é criado um processo background para cada aluno que possui esta grade curricular para que a mesma seja recarregada e atualizada. Sendo assim, através dessa funcionalidade pode ser realizado o acompanhamento da fila de background e dos processos que são executado a nível de pessoa. Neste recurso também é disponibilizado a possibilidade de reintegrar um processo quando ocorre erro no mesmo. Abaixo um vídeo ilustrativo de como funciona a consulta desses processos e reintegração:
Clique no vídeo para ampliá-lo. Após assisti-lo, pressionar a tecla ESC para sair.
Para realizar a consulta na tela é necessário realizar alguns filtros, onde alguns são apenas para auxiliar na analise e os demais obrigatórios. Veja abaixo o detalhamento.
Status: refere-se a situação em que consta o processo, podendo ser: Aguardando, Concluído, Cancelado ou Executado onde ocorreu alguma falha e o mesmo não foi concluído, é neste último status que seja disponibilizado os processos para reintegrar.
Processo: refere-se ao processo que foi ou esta sendo executado. Já pré definidos pelo sistema.
Aluno: refere-se aos que sofreram a execução do processo.
Data inicial e final de criação: esses dois filtros podem ser utilizados juntos para encontrar registros criados em determinado dia ou período de dias.
Data inicial e final de execução: esses dois filtros podem ser utilizados juntos para encontrar registros executados em determinado dia ou período de dias.
Processo: refere-se ao processo que foi executado. Estes processos são todos já pré-definidos pelo sistema.
Pessoa: refere-se a pessoa que sofreu a execução do processo.
Data de criação: de criação do processo, entrada na fila.
Data de execução: de execução do processo.
Observação: A tela disponibiliza dois modos de ordenação, por data/hora de criação ou por data/hora de execução.
Os registros que tiveram falha por algum motivo, ficam disponíveis para reintegração.
Isso quando os mesmos ficam no status:Executado onde ocorreu alguma falha e o mesmo não foi concluído. Veja no vídeo presente no documento como realizar a integração.
Nas informações gerais incluiremos pontos importantes sobre os processos que são executados em background.
Processo atualização de situação acadêmica: Possui uma particularidade, o mesmo sempre será executado no mínimo dez (10) minutos após a chamada. Caso seja reintegrado, executa normalmente pela fica sem esperar novamente dez (10) minutos.
Importante: Caso a Instituição utilize aplicações balanceadas, para os processos funcionarem corretamente, é necessário que somente uma (1) das aplicações esteja configurada para executar os processos. Sendo assim o xml das aplicações adicionais devem conter o parâmetro informado: <Parameter name=“executaProcessoBackground” value=“N” override=“false”/>
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.