O cadastro de critério de avaliação por disciplina é utilizado para para avaliar uma turma ou uma disciplina em específico.
O cadastro é composto por duas abas: a primeira é referente aos Dados, onde define-se parâmetros como: tipos de digitação, arredondamento de média, se haverá digitação de frequência, frequência mínima, entre outros. A segunda aba é referente as Avaliações, onde define-se as avaliações do critério que serão aplicadas durante um período, como por exemplo: N1, N2, N3 e Média.
Para configurar um critério de avaliação por disciplina, deve-se acessar o menu de Cadastros > Critérios de avaliação > Por disciplina:
Clique nas abas abaixo para saber como configurar cada aba do critério:
Para criar um critério de avaliação por disciplina, deve-se clicar no botão F7-Novo, localizado no canto superior à direita.
Na aba Dados, deve-se realizar as seguintes parametrizações:
Tipo de digitação: deve-se definir como a instituição digitará as notas dos alunos. Para cada tipo de digitação, existe uma configuração diferente, por exemplo: para os tipos de digitação que digitam conceitos, é habilitado o campo “Tabela de conceitos”. Este campo também é habilitado quando o tipo de digitação informa objetivos atingidos. Quando o tipo de digitação apenas permite digitar notas, não habilitará o campo “Tabela de conceitos”. Quando digita somente faltas, os campos relacionados a notas são ocultados. Abaixo, segue uma breve descrição de cada tipo de digitação:
Utiliza diário eletrônico: quando marcado, o critério permite a utilização do diário eletrônico na turma que possui vínculo com este critério. Quando desmarcado, as turmas/disciplinas que possuem este critério de avaliação não utilizarão diário eletrônico. Neste caso, ao criar uma turma/disciplina, já será realizado o encerramento do diário eletrônico automaticamente. É comum utilizar esta configuração quando o cálculo da média é realizado pelo próprio sistema EAD. Esta configuração não poderá ser alterada após possuir turmas/disciplinas vinculadas a este critério de avaliação. Acesse a documentação Parâmetro Utiliza diário eletrônico para saber mais.
Vínculo da tabela de objetivos: Quando o critério de avaliação utiliza digitação de conceitos por objetivo, será habilitado esse campo, para configurar de onde o sistema deverá buscar a tabela de objetivos.
Digitação de frequência: deve-se definir como a instituição digitará a frequência dos alunos, se será por Total de faltas no período ou se será diária. Caso seja selecionada a opção “Diária”, serão disponibilizados dois parâmetros:
Provas e trabalhos: deve-se definir se a instituição registrará notas de provas e trabalhos no sistema. As opções disponíveis são: “Não digita”, “Instituição define” e “Professor define”. Para cada opção, serão habilitados novos parâmetros:
Obrigar parecer avaliativo: disponível para o tipo de digitação “Digita conceito e parecer avaliativo” e por padrão virá marcado, para obrigar o parecer avaliativo. O sistema verificará dentro do cadastro de conceito quais são as faixas de notas que estarão marcadas para obrigar o parecer avaliativo. Entretanto, se o parâmetro estiver desmarcado e no conceito conter faixas de notas obrigando o parecer avaliativo, o sistema não fará nada, ou seja, a regra somente será valida se este parâmetro estiver marcado e nas faixas de notas do conceito também.
Ordenação de avaliações quando possuírem o mesmo dia e horário: pode-se definir qual será a ordenação apresentada no diário (cadastro de provas e trabalhos, lançamento das notas parciais, fórmula de cálculo) e também no portal do aluno, consulta de notas e faltas. As opções disponíveis de ordenação são: “Sigla da avaliação”, “Descrição da avaliação” e “ID da avaliação”.
Arredondamento de média: deve-se definir como deverá ser aplicado o arredondamento de médias(provas e trabalhos) da instituição. As opções disponíveis são:
Acesse a documentação Tipos de arredondamento de média para saber mais.
Casas decimais: deve-se definir quantas casas decimais serão usadas para definir as notas.
Tipo de fórmula (provas e trabalhos): deve-se definir qual a fórmula que será utilizada para calcular as avaliações e trabalhos. As opções disponíveis são: “Fórmula livre”, “Fórmula com pesos”, “Fórmula por soma” e “Definida pelo professor”.
Mínimo de avaliações (provas e trabalhos): pode-se informar qual será o mínimo de avaliações para fechar um período.
Utiliza apenas avaliações parciais agendadas para o cálculo da média: pode-se definir se somente as avaliações agendadas influenciarão no cálculo da media. Porém, este parâmetro somente é habilitado quando informada o tipo de fórmula com pesos.
Calcula média separada dos grupos: este parâmetro é habilitado quando Provas e trabalhos são definidas pela instituição ou pelo professor, e o campo Tipo de fórmula (provas e trabalhos) for diferente de “Fórmula livre”. Com isto, o sistema assume dois comportamentos diferenciados ao marcar e desmarcar esta opção, sendo eles:
Legenda de notas: pode-se definir qual será a legenda de notas a ser utilizada.
Permite digitar nota para aluno ouvinte: pode-se definir se será lançado nota ou conceito para alunos que sejam do tipo ouvinte.
Permite alterar resultado final manualmente: pode-se definir se será possível alterar o resultado final manualmente ou não.
Exibe média da turma na consulta de notas do aluno: pode-se definir se será exibido a média da turma no portal do aluno e no portal do responsável.
Ainda na aba referente aos dados do critério de avaliação, deve-se realizar as Configurações para cálculos.
Nas configurações para cálculos, deve-se realizar as seguintes parametrizações:
Calcula média: ao marcar este parâmetro, permitirá que este critério seja utilizado para cálculo de média.
Calcula frequência: pode-se definir se este critério calculará frequência.
Reprova primeiro por: deve-se definir qual será a ordem das reprovações, se reprovará os alunos primeiramente por frequência ou por média. Esta opção somente será habilitada quando os parâmetros “Calcula Média” e “Calcula Frequência” estiverem marcados.
Frequência mínima: deve-se informar o percentual de frequência mínima para aprovação.
Resultado para reprovação por frequência: deve-se definir qual será a situação de resultado para alunos que reprovarem por frequência.
Arredonda frequência: pode-se definir se o sistema deverá arredondar frequência ou não.
Base para frequência: deve-se definir a base para cálculo de frequência. As opções disponíveis são:
Situação de resultado para disciplinas agregadas: em casos de disciplinas agregadas e agregadoras, deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas agregadas. As opções disponíveis são:
Frequência calculada com base em hora relógio: quando marcado, o sistema passa a considerar a frequência/aulas dadas calculadas com base em hora relógio, ou seja, minutos. Ao realizar o cálculo da frequência, é feita a conversão da carga horária da disciplina para minutos e então é feita uma regra de três com a carga horária para definir a frequência. O campo será exibido na tela quando o campo “Base para frequência” contiver os valores “Carga horária” ou “Presenças”.
Para o cálculo de presenças, o sistema seguirá o seguinte procedimento:
Quando subnível configurado para cronograma por semana:
% percFreq = ( (Soma minutos dos cronogramas - Soma dos minutos das faltas sem abono ) * 100) / (Carga Horária Disciplina * 60)
Soma minutos dos cronogramas: valor obtido pela multiplicação da soma das aulas no cronograma até a data presente (atual) X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Soma dos minutos das faltas sem abono: valor obtido pela multiplicação da quantidade de faltas do aluno X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Carga Horária Disciplina : refere-se à carga horária da disciplina, que pode ser encontrada no cadastro da turma, na aba “Disciplinas”.
Quando subnível configurado para conteúdo ministrado:
% percFreq = ( (Soma minutos dos conteúdos ministrados - Soma dos minutos das faltas sem abono ) * 100) / (Carga Horária Disciplina * 60)
Soma minutos dos conteúdos ministrados: valor obtido pela multiplicação da soma dos conteúdos ministrados até a data presente (atual) X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Soma dos minutos das faltas sem abono: valor obtido pela multiplicação da quantidade de faltas do aluno X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Carga Horária Disciplina : refere-se à carga horária da disciplina, que pode ser encontrada no cadastro da turma, na aba “Disciplinas”.
Encerra diário de exame automaticamente: ao marcar este campo, o diário de exame será encerrado automaticamente quando não encontrado aluno em exame. Ou seja, ao encerrar um diário que é do tipo nota, e que em sequência o próximo diário é do tipo exame, o sistema verificará se existem alunos em exame, e caso não encontre, encerrará o próximo diário em sequência que é do tipo exame, automaticamente.
Calcula frequência somente na disciplina agregadora: pode-se definir se o cálculo de frequência será realizado apenas na disciplina agregadora.
Na aba Avaliações, deve-se realizar as parametrizações referente às notas, médias e exames do critério:
Ordem: deve-se informar a ordem da nota. O sistema respeitará a ordem informada para disponibilizar as avaliações.
Código: a informação de código é pertinente a abreviação da nota. Estes códigos serão utilizados nas regras de cálculo de média.
Descrição: deve-se informar a descrição de cada avaliação/nota.
Média: deve-se marcar este parâmetro caso a nota informada for uma média.
Exame: somente deve-se marcar este parâmetro caso a nota informada for um exame.
Código agrupador: pode-se definir um código agrupador, que é utilizado na ordenação das notas em relatórios.
Detalhes: neste campo devem ser informados mais detalhes a respeito de cada nota. Para cada tipo de avaliação, existe uma configuração diferente. Abaixo, segue o detalhamento das parametrizações de cada tipo de avaliação:
Deve-se informar os campos abaixo:
Regra: deve-se definir qual a regra de cálculo a ser utilizada para calcular esta média.
Arredondamento de notas: deve-se definir como será o arredondamento da média. Acesse a documentação Tipos de arredondamento de média para saber mais.
Média altera situação do resultado: pode-se marcar este parâmetro caso esta nota influenciar na alteração da situação de resultado do aluno. Ao marcar este parâmetro, serão habilitados os campos abaixo:
Calcula frequência: pode-se definir se calculará a frequência. Quando marcado, habilitará o parâmetro “Reprova por frequência”, onde é possível informar que os alunos sejam reprovados caso não atinjam a frequência mínima definida no critério de avaliação.
Nas informações pertinentes a Aprovação, Recuperação e Reprovação por média, deve-se definir os seguintes campos:
Após realizar as parametrizações, deve-se clicar no botão Gravar.
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