A definição do plano de ensino consiste em um planejamento no qual o professor estabelece os conteúdos e objetivos, bem como as metas a serem alcançadas em determinada disciplina ou curso. No entanto, é necessário primeiro definir as regras de aprovação dos planos e os tópicos que deverão compor o plano de ensino, na configuração do plano de ensino. Onde que, a configuração padrão do plano de ensino deve-se vincular ao subnível de ensino, onde posteriormente será utilizado por todos os cursos vinculados ao subnível de ensino. Caso deseje cadastrar um plano de ensino diferente para um determinado curso, basta acessar a tela de cadastro de curso e configurar o plano ensino criado para aquele curso.
Importante: A configuração do plano de ensino cadastrada no curso é válida somente para a digitação de plano de ensino por turma/disciplina e disciplina/grade, quando a digitação do plano de ensino for por disciplina sempre buscará a informação cadastrada no subnível de ensino.
Clonar plano de ensino de outra disciplina: permite que seja selecionado uma disciplina de destino diferente da disciplina de origem para receber o plano de ensino clonado.
Depende da aprovação: esse parâmetro define que, sempre que um plano de ensino for digitado, ele deverá ser aprovado pelo coordenador. Somente após a aprovação, o plano ficará disponível para os alunos. Quando esse parâmetro estiver habilitado, serão apresentados mais dois parâmetros para a definição dos requerimentos de aprovação.
Permite copiar plano de ensino de outro professor: permite que o professor possa copiar o plano de ensino de um outro professor. Essa configuração é válida para a cópia do plano de ensino por turma/disciplina.
Permite copiar plano de ensino de outra unidade: permite copiar o plano de ensino de outra unidade, essa configuração aplica-se apenas para os campos configurados por turma/disciplina.
Requerimento para aprovação do plano: será gerado automaticamente quando o professor enviar um plano de ensino para aprovação.
Requerimento para alteração do plano aprovado: poderá ser solicitado pelo professor para liberar o plano de ensino para alteração, quando deferido. A utilização desses requerimentos são opcionais, sendo que se não estiverem configurados, o coordenador poderá aprovar o plano de ensino na própria interface usada para consultar os planos cadastrados. Porém, quando forem configurados os requerimentos, o coordenador deverá aprovar o plano de ensino através do deferimento do requerimento.
Quant. mínima de aulas no plano: deve-se informar a quantidade mínima de aulas que o plano de aula deve possuir. Para que o conteúdo deste campo seja considerado, é necessário que a opção “Sugerir aulas do cronograma” esteja desmarcada. Dessa forma, se o campo estiver preenchido com a quantidade mínima de duas aulas no plano, será obrigatório o lançamento de, no mínimo, duas aulas com um conteúdo programático em uma delas.
Sugerir aulas do cronograma: esse campo só será habilitado quando o plano de ensino estiver configurado para utilizar plano de aula, dessa forma quando o professor acessar o plano de aula e não tiver nenhuma aula cadastrada, o sistema irá sugerir a quantidade de aulas que a turma/disciplina possui no cronograma, informando no nome da aula, o dia da aula cadastrada. Quando esta opção for habilitada, será ignorado os valores lançados no campo quantidade mínima de aulas no plano.
% mínimo de aulas no plano: informe o percentual mínimo de aulas que o plano de aula deverá possuir (será calculado com base na carga horária da turma/disciplina). O professor somente poderá alterar o nome da aula, não será possível excluir e adicionar uma nova aula. Observação: Essa implementação não tem vínculo com o cronograma de aula, apenas irá sugerir a data do cronograma já cadastrado, qualquer alteração no cronograma de aula, não será replicada para o Plano de aula, continuarão aparecendo as informações iniciais.
Disponibiliza conteúdo de disciplinas agregadoras para disciplinas agregadas no conteúdo ministrado e plano de aula: quando selecionado no momento de lançar o conteúdo ministrado ou de criar o plano de aula da disciplina agregada, será apresentado tanto os tópicos (ementa,conteúdo programático,…) da disciplina agregadora quanto da agregada.
Ordem: define a ordem de apresentação dos campos para digitação e para impressão do plano de ensino.
Frequência: determina com que frequência esta informação será cadastrada:
Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado uma única vez para cada disciplina. Independente do curso ou turma, essa informação será sempre a mesma.
Turma/Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado para cada turma que a disciplina for oferecida.
Disciplina/grade: se selecionada esta opção, será cadastrado para cada grade que possuir a disciplina.
Professor digita: se marcada esta opção, o professor poderá alterar as informações do campo no portal do professor.
Obrigatório para aprovação: exige o preenchimento desse campo para que o plano de ensino seja enviado para aprovação do coordenador.
Possui itens: indicação se este campo terá unidades. As unidades servem para separar as informações dentro de um campo do plano. É utilizado principalmente no conteúdo programático, onde é possível dividir o conteúdo em várias unidades.
Agrupa por unidade: quando essa opção estiver marcada os campos serão agrupados por unidade para a digitação. Essa nova coluna somente será apresentada para os campos configurados com “Frequência por turma/disciplina” e que “Possui itens”.
Qtd. Mín.: quantidade mínima de unidades para o campo.
Qtd. Máx.: quantidade máxima de unidades para o campo.
Disponível no conteúdo ministrado: quando marcado, este campo estará disponível para ser vinculado ao conteúdo ministrado. Quando o campo já foi utilizado no plano de aula não pode será mais permitido desmarcar esta opção.