Está disponível no sistema o processo de integração de informações das turmas, disciplinas, turnos e professores, com o software Urânia+, que realiza a geração do quadro de horários de Instituições de Ensino(Cronograma de aulas) de forma automatizada. Utilizando essa integração entre os sistemas, não é mais necessário criar cronogramas de aula, pois tais horários de aula serão importados a partir da integração.
Pré-requisitos:
Importante: Serão enviados na exportação para o Urânia, os turnos: matutino, vespertino, noturno e suas respectivas combinações(mat+vesp…), porém não será enviado o turno integral, esse deverá ser cadastrado diretamente no Urânia.
Serão enviadas apenas turmas/disciplinas que possuem “Número de aulas semanais” informadas, que haja pelo menos um professor vinculado na turma/disciplina e que esteja marcado para “Integrar com Urânia”;
Irá considerar o campos “Dias de aula da turma” na turma, agrupando todas as turmas para enviar os dias de semana que serão considerados na criação do cronograma, lembrando que se houver várias turmas que possuem aulas na semana diferentes, algumas somente na terça, ou somente na quarta, será considerado um agrupamento entre elas, assim sendo, se houver alguma turma que dê aula na terça e outra na quarta, será enviada para o Urânia que é permitido aulas nas terças e nas quartas.
Informar o número de aulas semanais nas disciplinas que devem ser enviadas para o Urânia. Caso não informado esse campo, a disciplina não será enviada.
Clicar no + info da disciplina e no link inteligente Professor(es).
Informar o professor da disciplina e selecionar a opção “Integrar com Urânia”.
Através desse processo, serão exportadas para o sistema Urânia as turmas, disciplinas, turnos, professores e o número de aulas que deverão ser distribuídas no horário semanal que será montado através do Urânia. É possível fazer essa exportação filtrando as informações de um determinado curso ou turno ou, ainda, buscando todas as informações do período letivo selecionado conforme imagem abaixo.
Após realizar a exportação, os dados estarão dentro do sistema Urânia, para que seja montado todo o cronograma. Abaixo disponibilizamos as telas dentro do sistema Urânia com as informações, que foram enviadas.
Aqui constam os dias de aulas que foram selecionados no cadastro da turma, “Dias de aulas da turma”.
Abaixo estão os turnos que foram enviados do cadastro da turma campo “Turno”, e do cadastro de horários do Mentor. É enviado para o Urânia o primeiro horário do turno encontrado e o último horário(Para os turnos, matutino, vespertino e noturno).
Aqui estão as disciplinas que constam no cadastro da turma, aba disciplinas.
Aqui está a turma cadastrada no Mentor.
Também são importados os professores que constam no +info, link inteligente Professor(es), com a opção “Integra com Urânia” selecionado.
As aulas enviadas, do cadastro da turma campos “Dias de aula da turma” e da aba disciplinas “Número de aulas semanas”. Vale salientar que, caso os dias enviados do Mentor sejam menores que os dias encontrados para aulas no Urânia, será necessário corrigir no Urânia.
Através deste processo serão importados os horários semanais que foram gerados pelo sistema Urânia. Para execução desse processo, deve-se informar o período letivo e o intervalo de datas em que o sistema deverá aplicar o horário importado e clicar no botão “Executar”.
Se for necessário importar um novo horário de um período letivo onde já existam horários definidos no cronograma, deve-se informar através dos campos “Período Inicial e Final” o período que o sistema deverá aplicar esse novo horário. Com isso, serão excluídos os horários anteriores gravados para esse período e será importado o novo horário, desde que o sistema não encontre vínculo do cronograma de aula com as seguintes opções:
Ou seja, caso o sistema encontre os dados vinculados (ver lista acima) ao cronograma de aula dentro do período inicial e final informado, os mesmo não serão removidos e não será importado os dados referente a este cronograma. Caso não tenha nenhum dado vinculado, irá remover o antigo e adicionar os novos registros. Todos os detalhes da operação serão apresentados após a importação do arquivo no log do processo.
Abaixo o cronograma que será importado.
Após o processo executado, o Mentor apresenta um log de resultados. Gera-se no log: Falhas, Alertas e Sucesso. As falhas devem ser corrigidas e executado o processo novamente, pois nas turmas que forem apresentado falhas os dados não serão importados.
Ao acessar a turma, o cronograma da mesma estará criado, conforme importação do Urânia.
O sistema permite realizar a exportação e importação com sistema Urânia via arquivo xml, recomendamos que seja utilizada a integração via API, porém, neste caso é necessário ter o módulo web contratado com o Urânia.
Para a utilização da integração via arquivo as seguintes configurações são necessárias:
Com isso ao acessar o menu de exportação(Acadêmico > Exportação Urânia) e executar a exportação informando o período letivo, curso, turno e clicar no botão Exportar, o sistema gerará um arquivo xml que deverá ser importado dentro do sistema Urânia. Caso ocorra algum erro, uma mensagem de exibição do erro será exibida.
Ao acessar o menu de importação(Acadêmico > Importação Urânia), informar os período letivo, período inicial e final que deseja realizar a importação, será habilitado a opção de selecionar um arquivo, ao clicar na opção, será aberto a caixa de importação de arquivo, onde seleciona-se arquivo(xml de importação) diretamente do computador. Ao clicar no botão executar, o cronograma será importado para as datas e turmas que constam no xml de importação. Caso ocorra algum erro, uma mensagem de exibição do erro será exibida. Também será exibida uma mensagem de sucesso com o log de sucesso.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.