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Integração com a Biblioteca


O Mentor Web permite as instituições de ensino realizarem integração com sistemas de biblioteca.
Nesta integração, são disponibilizados diversos recursos, como:

A instituição de ensino poderá utilizar todos ou somente alguns dos recursos citados, dependendo do processo de configuração realizado.

Para saber mais a respeito das configurações e utilização da rotina de integração com a Biblioteca, acesse as documentações abaixo.

Configurações necessárias

É necessário realizar as configurações abaixo para que seja possível utilizar a integração com a biblioteca:



Fluxo do processo

Após realizar as configurações acima, deve-se realizar as integrações que estão listadas abaixo, por tipo de pessoa:

É possível realizar a integração automática e periódica das informações para a biblioteca. Acesse a documentação Integração periódica com a biblioteca para saber mais.

Além de realizar as integrações por tipo de pessoa, é possível também, integrar multas da biblioteca. Este recurso está disponível para importação das multas da biblioteca no módulo financeiro do sistema Mentor Web, com possibilidade de atualização dessas multas na biblioteca quando as mesmas forem baixadas e/ou estornadas.

A funcionalidade de integrar multas da biblioteca está disponível para integração com os softwares abaixo:

O Mentor Web permite que o usuário tenha acesso ao portal da biblioteca a partir dos módulos abaixo:


Consultas

Na integração com o sistema de biblioteca, o Mentor Web disponibiliza diversas consultas. Clique nas abas abaixo para saber mais:

Pendências

Nesta integração, o Mentor Web pode realizar a verificação de pendências, que podem ser multas ou materiais emprestados.

Para consultar as pendências, pode-se acessar a tela de Pendências, ou ainda, a tela de ingresso do aluno > aba Pendências.

Na mensagem que será apresentada pelo sistema, não será especificada qual é a pendência do usuário na biblioteca, mas avisará que a pessoa em questão possui alguma pendência, conforme mostra a imagem abaixo:


Financeiro

O Mentor Web pode realizar a integração financeira do sistema de biblioteca, abrangendo as funcionalidades de geração de multa, pagamento de multa e estorno de multa.

  • As funcionalidades de integração financeira com o sistema de biblioteca somente estão homologadas para o sistema de biblioteca MultiAcervo;
  • Quando uma parcela é gerada no sistema de biblioteca, é gerada uma parcela de multa para o usuário no sistema Mentor Web com o tipo de baixa conforme configurado nos parâmetros do sistema;
  • Quando uma parcela é quitada no sistema de biblioteca, é gerada a baixa da parcela referente aquela multa do usuário no sistema Mentor Web com o tipo de baixa conforme configurado nos parâmetros dos sistema;
  • Quando uma parcela é estornada no sistema de biblioteca, é gerado o estorno da parcela no sistema Mentor Web;
  • Quando uma parcela de multa referente ao sistema de biblioteca for paga no sistema Mentor Web, a mesma será quitada no sistema de biblioteca;
  • Quando uma parcela de multa referente ao sistema de biblioteca for estornada no sistema Mentor Web, a mesma será estornada no sistema de biblioteca.

Consulta de acervo no plano de ensino

Na digitação de plano de ensino, é disponibilizada a consulta das referências bibliográficas do acervo da biblioteca que facilitarão o registro da bibliografia utilizada pelo professor no plano de ensino.

  • Para utilizar este recurso, é necessário marcar o parâmetro “Integrar a referência bibliográfica com o Plano de Ensino” nas Configurações > Sistema > Aba Biblioteca no módulo Comum;
  • A possibilidade de consulta de acervo somente está disponibilizada para os campos de Bibliografia básica e Bibliografia complementar:



  • Ao clicar no botão “Consultar acervo”, será aberta uma página para a consulta dos acervos da biblioteca;
  • O usuário deve informar a Instituição e Assunto ou Autor ou Título para realizar a consulta de acervo. É consultada a referência que contém o argumento informado;
  • Após a consulta, o usuário deve selecionar as referências desejadas e clicar no botão “Atribuir Referências” para que as referências sejam atribuídas ao campo do plano de ensino.



Outros processos



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