Esta tela apresenta algumas informações gerais sobre o ingresso do aluno. Algumas informações podem ser alteradas e outras servem apenas para conhecimento e conferência.
Quando o aluno tiver matrícula em uma unidade que pertence a um grupo de polos, é apresentado um botão que permite realizar a troca do polo de estudos do aluno. Este processo permite que seja alterado o polo de estudos do aluno para outro polo em que a turma do aluno é ofertada, sem alterar a turma de estudos do aluno. Abaixo constam as configurações e operações necessárias para a realização da troca do polo:
Na regra de matrícula que esta sendo utilizada para a turma, na aba transferência, há o bloco de configuração com o nome “troca de Polo”. Neste bloco são configurados a ação que o sistema deverá fazer com relação as parcelas no momento em que for trocar o polo de um aluno.
No ingresso do aluno, é apresentada a opção “Trocar polo de Ensino”, quando o aluno possuir ingresso ativo, e oferta de curso ativa para a unidade de ingresso. Ao clicar nesta opção, é apresentada uma janela para que o usuário informe o Polo de ensino de destino e o motivo da troca de polo. Esses dois campos são de preenchimento obrigatório. Somente polos que estejam ofertados na turma com a matrícula mais recente do ingresso do aluno, considerando a data da efetivação da matrícula serão apresentados para seleção.
Ao realizar o processo, o aluno terá o seu polo alterado, porém, mantendo o ingresso, curso e turma. No caso do contrato financeiro, será gerado um novo contrato financeiro no polo de destino e respeitará as configurações realizadas na regra de matrícula utilizada na turma.
Da mesma forma, não será atualizado o título, sendo o mesmo cancelado, se a parcela for transferida de polo e a conta bancária utilizada no título não for compartilhada entre os polos.
O processo de remanejamento de turmas irá observar se a unidade/polo logada pertence a um grupo de unidades utilizado para polos. Caso pertença, será permitida a seleção de turmas de outros polos, conforme as configurações de compartilhamento da turma, observando que a turma pode ser de outra unidade, mas é ofertada no polo atual de ingresso do aluno. Se a turma não estiver sendo ofertada para o curso no polo atual de ingresso do aluno, a mesma não será apresentada na pesquisa para seleção. Ao realizar o remanejamento para uma turma de outro polo, não será mudado o polo de ingresso do aluno.
A tela apresenta ainda o botão Atualizar situação acadêmica, que realizar o cálculo das rotinas abaixo:
E consequentemente atualizará o campo “Data de atualização da situação acadêmica”.
Observações: Referente ao botão Atualizar situação acadêmica, vale ressaltar;
Específico para “alunos” que estão em frente a secretária e querem atualizar sua situação acadêmica em tempo real. Ou seja, antes do processo do background configurado para tal. Como a rotina de processo background executa também de forma automática outras rotinas (Exemplo: atualização de histórico, integração com sistemas EAD, entre outros) cada uma delas recebe uma ordem de prioridade para ser executada, e que apesar de o processo ser automático pode não ser on-line, podendo demorar alguns minutos para ser executando, dependendo das outras rotinas que estiverem na fila para execução.
Importante:
Uma vez habilitado então o sistema colocará em fila todos os alunos daquela grade, e irá “varrendo” e atualizando as informações acadêmicas citadas na lista acima, aluno por aluno. Este processo pode levar alguns minutos para ser concluído devido ao volume de informações que são atualizadas.
A título de curiosidade:
Processo background: processo que ocorre em que não há interação com o usuário. Ou seja, está sendo executado pelo sistema em “segundo plano” porém não é apresentado ou fica visível em tela.
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