A metodologia ativa tem como objetivo formar profissionais mais completos e preparados. Essa abordagem tem sido amplamente utilizada e exigida pelo MEC nos cursos da área da saúde, especialmente em Medicina. Ela permite que os alunos entrem em contato com o público e a comunidade desde as primeiras fases do curso, participando de atendimentos em unidades básicas de saúde. Dessa forma, os futuros médicos têm a oportunidade de se tornarem mais bem preparados para enfrentar as adversidades da profissão.
Na metodologia ativa, o principal é o foco no aluno. Dessa forma, o acadêmico, através de vários instrumentos, incluindo o professor (tutor), busca conhecimentos, tornando-se o protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.
O uso de um “roteiro” impede que o aluno fique “perdido”. Tudo é muito planejado, de modo que o aluno deve atingir pontos e objetivos de conhecimento para, ao final de cada módulo, alcançar o conhecimento suficiente para prosseguir. Tudo isso é alcançado através do estudo e esforço do próprio aluno, direcionado e orientado por várias ferramentas, entre elas o tutor.
A metodologia ativa possui alguns termos e expressões específicas. Por isso, criamos este glossário para auxiliar no entendimento desses itens em documentações e no sistema. Veja abaixo:
Esses são alguns dos conceitos utilizados na documentação, para verificar os processos realizados no sistema para o funcionamento da metodologia clique no botão voltar abaixo.
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