Deverá abri o menu de diário eletrônico e/ou Notas e Faltas gerais.
Cabeçalho/filtros:
Feito a busca deve clicar na coluna “Notas e Faltas” da disciplina desejada.
Após isso será apresentado a tela abaixo, com os seguintes campos. Obs.: Será nesses campos que deve fazer as alterações/lançamento das notas.
No cabeçalho inicial da tela são apresentados os seguintes campos:
Período letivo: o período referente a turma selecionada.
Curso: o curso da turma.
Turma: este campo apresenta a turma que o processo tem liberado, apresenta primeiramente a que esta selecionada inicialmente.
Fase: a fase da turma selecionada.
Disciplina: apresenta as disciplinas da turma que o professor tem acesso, pode editar de uma para outra.
Avaliação: novamente apresenta as avaliações que a turma tem criada, pode navegar entre elas, respeitando os prazos.
Visualizar foto: esta opção quando selecionada apresenta as fotos do alunos se houver cadastrada.
Mostrar somente alunos ativos: por padrão vem selecionado, sendo assim se for retirado pode apresentar aluno desistentes ou outra situação.
Após o cabeçalho, são apresentados os campos de lançamento de nota, onde:
Nº: refere-se ao nº na chamada/diário do aluno.
Aluno: apresenta o nome do aluno, se houver alguma particularidade da matrícula também será apresentada ao lado do nome, exemplo “Ouvinte”.
Nota: neste campo obrigatório deverá lançar o conceito que o aluno receberá, o padrão da metodologia ativa utiliza : Suficiente, Insuficiente e Precisa Melhorar. Quando um aluno receber um precisa melhorar será registrado um envio de parecer, isso se a instituição optar por envio de e-mail no critério de avaliação na configuração do exame.
Parecer avaliativo: neste campo também obrigatório o professor deverá dar uma breve avaliada em relação ao estudo de caso realizado pelo aluno, ou como for acordado pela instituição.
Abn/Faltas: Pode informar a falta do aluno, variável de acordo com o critério.
+info: pode colocar alguma outra observação geral, esta não será exibida pelo aluno.
%Freq: este campo estará preenchido quando a frequência for calculada.
Méd.: este campo será calculado ao fechar o diário.
Sit.: este campo será calculado ao fechar o diário.
O sistema agora apresenta os campos frequência e média calculado, bem como as situações foram atualizadas.
Observe que no parecer avaliativo dos alunos que receberão o conceito “Precisa Melhorar”, esta sendo apresentado mais um ícone.
Afinal o que significa esses ícones e porque eles apareceram?
Resposta:
1 - Porque apareceram: quando a secretaria criou essa tabela de conceitos, foi cadastrado que um deles era do do tipo “Precisa melhorar”, o que significa que se um aluno receber ele, o mesmo terá um registro de envio do parecer avaliativo. Além disso, no critério de na avaliação “Exame” foi selecionado o parâmetro “Plano de Melhoria/Recuperação” que determina o envio de um e-mail ao aluno, com um link para ele aceitar o seu parecer avaliativo e entender que esta em “Plano de Melhoria/Recuperação/Exame”.
Caso a secretaria não queira enviar este e-mail deve apenar selecionar o “Precisa melhorar” na tabela de conceitos, sendo assim não selecionar no critério de avaliação o com “Plano de Melhoria/Recuperação” no exame. Assim todos os alunos ficarão apenas com o ícone de envio, veja abaixo qual é.
2 - O que significa cada ícone: existem dois ícone exibidos, um do registro do envio e outro do registro de envio e aceite do aluno.
–> este ícone significa que o parecer foi enviado para o aluno. Quando a instituição não trabalha com o envio do link de aceite, sempre ficará com este ícone, pois trata-se do documento que foi inserido em plano de melhoria/recuperação. Se passar o mouse em cima do ícone, é possível o momento do envio/registro do parecer.
–> este ícone significa que o parecer foi enviado via e-mail para o aluno e o mesmo clicou no link de aceite e aceitou, estando assim ciente do seu plano de melhoria. Esta notificação de e-mail somente é enviada se configurado no critério de avaliação. Se passar o mouse em cima do ícone, é possível o momento do envio/registro do parecer e o momento em que foi aceito.
Um detalhe importante é o seguinte: A data e hora do envio do parecer avaliativo é registrada apenas no fechamento em que o parecer é enviado para o aluno, e qualquer reabertura e fechamento posterior não irá alterar a data de envio do parecer avaliativo. Na imagem abaixo, por exemplo, o encerramento do diário ocorreu no dia “07/07” às “14:11”. Neste instante foi registrado o parecer avaliativo e disparado um e-mail ao aluno, e caso o diário seja reaberto/encerrado diversas vezes após essa data, a data de envio do parecer avaliativo permanecerá inalterada.
Caso o diário seja reaberto após o envio do parecer ao aluno via e-mail, não enviaremos outro para não duplicar os registros.
Nas telas do diário eletrônico da disciplina, ao carregar uma disciplina de um polo é apresentado o filtro “Polo de ensino”, e na lista de alunos, ao lado do nome do alunos, é exibido o polo do aluno. A digitação das notas e frequência permanecem a mesma, tendo apenas que trocar o polo no filtro “Polo de ensino” para acessar os alunos de outro polo com matrículas na mesma turma e realizar a digitação das notas e faltas. Quanto ao processo de encerramento de diário, ao encerrar o diário, o mesmo é encerrado em todos os outros polos que a turma da disciplina é ofertada.
Se o perfil de usuário do usuário logado tiver liberada a visualização em todas as unidades, no filtro de “Polo de Ensino”, são exibidos todos os polos existentes no sistema, se o perfil não tiver essa permissão, então são exibidas apenas os polos que o usuário logado tem acesso.
A permissão de acesso é configurada no módulo administração security > permissões de acesso > perfil usuário
Os aluno são exibidos conforme o polo que o aluno estuda. Caso houverem alunos de diversos polos matriculados em uma mesma turma, para visualizar será necessário trocar o polo no filtro de “Polo de ensino”.
Alunos polo 1:
Alunos polo 4:
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.