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Regra de matrícula - Aba Transferência

Na aba de transferência, deve-se definir o comportamento do sistema em relação a uma transferência, seja ela de Curso, de Grade ou Externa - egresso.

Para cadastrar uma regra de transferência, existem vários campos e possibilidades diferentes. Clique nas abas abaixo para visualizar a descrição dos campos e das situações em que estas serão utilizadas:

Transferência de curso

Nesta aba, deve-se configurar como o sistema se comportará em relação a uma Transferência de Curso.



Campos para seleção:

  • Inativa contrato financeiro antigo: inativa contrato financeiro antigo, não permitindo gerar novas parcelas para este contrato.
  • Mantém parcelas no contrato antigo: Mantém as parcelas no contrato antigo.
  • Transfere parcelas para novo contrato (Independente de ter ou não título): Transfere as parcelas para um novo contrato. Ao marcar este parâmetro, deve-se definir quais parcelas serão transferidas para o novo contrato:
    • Todas as parcelas: Ao marcar, todas as parcelas serão transferidas para o novo contrato.
    • Parcelas em aberto: Ao marcar, apenas as parcelas em aberto serão transferidas para o novo contrato.
    • Parcelas em aberto a vencer: Ao marcar, apenas as parcelas em aberto e a vencer serão transferidas para o novo contrato.
  • Novo contrato mantém responsável(is) e desconto(s)/acréscimo(s) do contrato antigo: ao marcar este parâmetro, o novo contrato manterá o(s) responsável(is) e desconto(s)/acréscimo(s) do contrato antigo.
  • Situação de resultado: deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas da matrícula anterior, após a transferência.
  • Forma de Ingresso: pode-se definir qual será a forma de ingresso no curso, uma vez que o aluno terá uma nova matrícula em outro curso. Segue abaixo uma ilustração da matrícula de um aluno que foi transferido:



  • Situação de resultado para validação: deve-se definir qual será a situação de resultado em casos de validação de disciplinas.
  • Motivo para transferência: pode-se definir um Motivo para transferência, para que ao realizar a transferência, o motivo escolhido neste campo, seja apresentado por padrão.
  • Replica período letivo de início de curso: ao realizar o processo de transferência de curso, será replicado o período letivo de início de curso para o novo ingresso.
  • Replicar dados do processo seletivo: ao realizar a transferência de curso, serão replicados os dados do processo seletivo (data, instituição e as notas/resultados) para o novo ingresso.
  • Replica tabela de períodos não cursados: ao realizar a transferência de curso, será replicada a tabela de períodos não cursados para o novo ingresso.

Transferência externa - egresso

Nesta aba, deve-se configurar como o sistema se comportará em relação a uma Transferência Externa ou Egresso.



Campos para seleção:

  • Bloqueia transferência de matrícula por pendência financeira: ao marcar este parâmetro, o sistema não permitirá realizar transferência de matrícula para alunos que possuam pendências financeiras.
  • Considera parcelas de renegociação em transferência de matrícula: ao marcar este parâmetro, o sistema irá considerar parcelas de renegociação.
  • Ao desfazer processo de transferência externa - egresso retorna à posição financeira antes do mesmo: é possível retornar à posição financeira anterior, caso a transferência seja desfeita.
  • Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar a transferência externa - egresso: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser realizada uma transferência externa ou egresso. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
    • Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente: A partir do mês subsequente ao mês em que o aluno foi transferido, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
  • Não altera financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.
  • Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.
  • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.
  • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente: A partir do mês subsequente ao mês em que o aluno foi transferido, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso, serão canceladas.

Ações complementares

Disponível para as ações: Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s); Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente.


  • Campo Isenta a primeira parcela para desligamentos até: campo que configura uma data limite para que cancelamentos/transferência e desistência realizados sejam isentos da cobrança da primeira parcela. Após esta data e até a data de início da turma é cobrado o % configurado e após a data de início da turma cobrado de forma integral. Ao lado o tipo de baixa que deve ser utilizado na baixa.
  • Campo Realiza cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento: em caso de desligamento, a parcela do mês é cobrada apenas proporcionalmente ao período do mês até o desligamento, sendo o valor restante baixado. Exemplo: cancelamento no dia 10 de um mês com 30 dias, gera cobrança de um terço do valor da parcela. Para esta parcela o sistema também verifica se o aluno teve alguma presença, ou seja, se o aluno estudou por ao menos um dia, para realizar a cobrança proporcional. Se o aluno tiver faltas em todas as aulas até a data do desligamento, então não é feita cobrança proporcional no mês de desligamento.
  • Campo Considera somente dias úteis na cobrança proporcional: selecionar caso desejar que a cobrança considere apenas dias úteis.
  • Campo Gera conta a pagar de devolução com vencimento: caso marcado, é gerada uma conta a pagar de devolução, caso gere valor de devolução no desligamento.
  • Motivo para transferência: pode-se definir um Motivo para transferência, para que ao realizar a transferência, o motivo escolhido neste campo, seja apresentado por padrão.
  • Situação de disciplinas não concluídas: deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas não concluídas. Estas situações devem estar previamente cadastradas através do menu de Cadastros > opção Situações de resultado.
  • Situação do ingresso/matricula ao realizar processo de transferência entre unidades: deve-se definir qual será a situação de resultado do ingresso/matrícula ao realizar o processo de transferência entre unidades.
  • Relatórios: Ao clicar no botão Novo, serão habilitados os campos para adicionar relatórios.
    • Relatório: Selecionar o relatório desejado.
    • Descrição: Pode-se definir um nome comercial para o relatório selecionado, conforme mostra a imagem abaixo:


Migração de Grades Curriculares

Nesta aba, deve-se configurar como o sistema se comportará em relação a uma Migração de Grade.



Campos para seleção:

  • Situação de resultado: deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas não concluídas. Estas situações devem estar previamente cadastradas através do menu de Cadastros > opção Situações de resultado.
  • Forma de ingresso: pode-se definir qual será a forma de ingresso no curso, uma vez que o aluno terá uma nova matrícula em outro curso.
  • Situação de resultado para validação: deve-se definir qual será a situação de resultado em casos de validação de disciplinas.
  • Motivo para transferência: é possível informar um motivo padrão de transferência, que deve estar previamente cadastrado através do menu de Cadastros > opção Motivos.
  • Replica período letivo de início de curso: ao realizar o processo de migração de grades curriculares, será replicado o período letivo de início de curso para o novo ingresso.
  • Replicar dados do processo seletivo: ao realizar o processo de migração de grades curriculares, serão replicados os dados do processo seletivo (data, instituição e as notas/resultados) para o novo ingresso.
  • Replica tabela de períodos não cursados: ao realizar o processo de migração de grades curriculares, será replicada a tabela de períodos não cursados para o novo ingresso.
  • Replica dados do Enade: ao realizar o processo de migração de grades curriculares, serão replicados os dados do Enade para o novo ingresso.
  • Replica dados do MEC: ao realizar o processo de migração de grades curriculares, serão replicados os dados do MEC para o novo ingresso.
  • Permite outros cursos: permite outros cursos para a migração de grade. Com este parâmetro marcado, o sistema exibirá turmas de outros cursos, desde que o código do curso no INEP de origem seja igual ao de destino.

Polo - Transferência

Financeiro

Na cadastro da regra de matrícula que esta sendo utilizada para a turma, na aba transferência, há o bloco de configuração com o nome “troca de polo”. Neste bloco é configurada a ação que o sistema deve fazer com relação as parcelas no momento em que for trocar o polo de um aluno.

  • Opções:
    • Inativa contrato financeiro antigo: Ao realizar a troca de polo, o contrato do polo anterior do aluno, é inativado;
    • Mantém parcelas no contrato antigo: Ao trocar de polo, as parcelas do aluno permanecem no contrato do polo anterior;
    • Transfere parcelas para novo contrato(Independente de ter ou não título): Todas as parcelas do aluno, que estão no contrato do polo anterior são transferidas para o contrato do polo atual;
    • Parcelas em aberto: Transfere apenas as parcelas abertas;
    • Parcelas em aberto a vencer: Parcelas em aberto e a vencer são transferidas para o novo contrato. As parcelas já vencidas não são enviadas para o novo contrato;
    • Novo contrato mantém responsável(is) e desconto(s)/acréscimo(s) do contrato antigo: Mantém o responsável, desconto/acréscimos, do contrato anterior.



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