Nesta aba, deve-se configurar como o sistema se comportará em relação a uma Transferência Externa ou Egresso.
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:configuracoes:transferencia_externa_-_egresso1.png)
Campos para seleção:
Bloqueia transferência de matrícula por pendência financeira: ao marcar este parâmetro, o sistema não permitirá realizar transferência de matrícula para alunos que possuam pendências financeiras.
Considera parcelas de renegociação em transferência de matrícula: ao marcar este parâmetro, o sistema irá considerar parcelas de renegociação.
Ao desfazer processo de transferência externa - egresso retorna à posição financeira antes do mesmo: é possível retornar à posição financeira anterior, caso a transferência seja desfeita.
Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar a transferência externa - egresso: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser realizada uma transferência externa ou egresso. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.
Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente: A partir do mês subsequente ao mês em que o aluno foi transferido, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
Observações: O sistema sempre irá considerar a data de saída do aluno, independente da data em que a operação foi realizada.
Não altera financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.
Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.
Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.
Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente: A partir do mês subsequente ao mês em que o aluno foi transferido, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso, serão canceladas.
Ações complementares
Disponível para as ações: Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s); Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente.
Campo Isenta a primeira parcela para desligamentos até: campo que configura uma data limite para que cancelamentos/transferência e desistência realizados sejam isentos da cobrança da primeira parcela. Após esta data e até a data de início da turma é cobrado o % configurado e após a data de início da turma cobrado de forma integral. Ao lado o tipo de baixa que deve ser utilizado na baixa.
Campo Realiza cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento: em caso de desligamento, a parcela do mês é cobrada apenas proporcionalmente ao período do mês até o desligamento, sendo o valor restante baixado. Exemplo: cancelamento no dia 10 de um mês com 30 dias, gera cobrança de um terço do valor da parcela. Para esta parcela o sistema também verifica se o aluno teve alguma presença, ou seja, se o aluno estudou por ao menos um dia, para realizar a cobrança proporcional. Se o aluno tiver faltas em todas as aulas até a data do desligamento, então não é feita cobrança proporcional no mês de desligamento.
Campo Considera somente dias úteis na cobrança proporcional: selecionar caso desejar que a cobrança considere apenas dias úteis.
Campo Gera conta a pagar de devolução com vencimento: caso marcado, é gerada uma conta a pagar de devolução, caso gere valor de devolução no desligamento.
Motivo para transferência: pode-se definir um Motivo para transferência, para que ao realizar a transferência, o motivo escolhido neste campo, seja apresentado por padrão.
Situação de disciplinas não concluídas: deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas não concluídas. Estas situações devem estar previamente cadastradas através do menu de Cadastros > opção Situações de resultado.
Situação do ingresso/matricula ao realizar processo de transferência entre unidades: deve-se definir qual será a situação de resultado do ingresso/matrícula ao realizar o processo de transferência entre unidades.
Relatórios: Ao clicar no botão Novo, serão habilitados os campos para adicionar relatórios.
Relatório: Selecionar o relatório desejado.
Descrição: Pode-se definir um nome comercial para o relatório selecionado, conforme mostra a imagem abaixo:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:configuracoes:relatorios1.png)
Observação: Os relatórios escolhidos devem possuir somente o id do ingresso como parâmetro.