Regra de matrícula - Aba Matrícula - Por disciplina

Para cadastrar uma regra de matrícula com regime por disciplina, existem vários campos e possibilidades diferentes. Clique nas abas abaixo para visualizar a descrição dos campos e das situações em que estas serão utilizadas:

Financeiro

Nas regras de matrícula, deve-se definir como a matrícula tratará o financeiro:



Campos para seleção:

  • Ajusta parcelas ao alterar a matrícula: ao marcar este parâmetro, deve-se optar entre ajustar Todas as parcelas em aberto, ou ajustar apenas as Parcelas a vencer.
  • Motivo para alteração: deve-se selecionar um motivo para a alteração, tendo as seguintes opções disponíveis:
    • Alteração da data de vencimento
    • Alteração de descontos
    • Mudança de plano de pagamento
    • Alteração de acréscimo
    • Novo boleto

Pendências

Nesta tela, deve-se configurar as pendências para a matrícula/rematrícula dos alunos:

Campos para seleção:

  • Pendência financeiras: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula em casos de pendências financeiras dos alunos. Ao optar por avisar ou bloquear, será habilitada uma seção de funções chamada “Exibe informações financeiras”, onde será possível parametrizar as pendências financeiras.
  • Tratamento das parcelas
    • Parcelas em aberto com vencimento até a data de matrícula: deve-se selecionar este parâmetro caso a instituição deseja bloquear a matrícula para o aluno que possui parcelas em aberto com vencimento até a data da matrícula.
    • Todas as parcelas em aberto, independente de data de vencimento: deve-se selecionar este parâmetro caso a instituição deseja bloquear a matrícula para o aluno que possui parcelas em aberto, independente de data de vencimento.
  • Considera somente parcelas com vencimento de, até: pode-se informar uma data inicial e final de vencimento das parcelas em que serão consideradas para o bloqueio.
  • Considera todas as parcelas do contrato do aluno (do próprio aluno e de seu responsável): ao marcar este parâmetro, serão consideradas para o bloqueio, todas as parcelas do aluno e também, de seu responsável. Ao desmarcar, apenas serão consideradas as parcelas onde o próprio aluno é responsável por suas parcelas.
  • Considerar apenas a primeira parcela da renegociação: ao marcar este parâmetro, para parcelas renegociadas, será considerada apenas a primeira parcela de cada renegociação para validação de pendência financeira (com base na data de vencimento).
  • Considera todos os dependentes do responsável financeiro: ao marcar este parâmetro, serão verificadas todas as pendências financeiras dos responsáveis do aluno, mesmo que estas não sejam referente ao aluno que está sendo matriculado. Com isso, o bloqueio da rematrícula será aplicado sobre todos os alunos que estão sob a responsabilidade deste responsável. Os responsáveis considerados serão os da última matrícula do aluno e do cadastro de pessoa.
  • Considera parcelas em todas as unidades de ensino: ao selecionar essa opção, o sistema irá verificar se o aluno possuí pendências financeiras em todas as unidades, indiferente do compartilhamento de filtros do financeiro, no security.
  • Contas financeiras ignoradas: pode-se definir contas financeiras a serem ignoradas para o processo, como por exemplo, apostilas.
  • Pendência de documentos: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula em casos de pendências de documentos dos alunos.
    • Desconsidera: no momento em que o aluno ou secretaria executar o processo de matrícula, o sistema não bloqueará e nem avisará sobre a pendência de documentos, e permitirá seguir com a matrícula normalmente.
    • Bloqueia: dependendo do tipo de processo, o sistema se comportará de maneiras diferentes:
    • Se o processo de matrícula for para deixar o aluno em pré-matrícula, não bloqueará, porém, ficará aguardando a entrega do documento para efetivar a matrícula.
    • Se o processo for para matrícula definitiva, o sistema não permitirá concluir a matrícula.
    • Avisa: No momento em que o aluno ou secretaria executar o processo, o sistema apenas avisará sobre a pendência de documentos, e permitirá seguir com a matrícula normalmente.
  • Pendência de biblioteca: Neste campo, é definido se o sistema deverá verificar se o aluno possui pendências na biblioteca durante o processo de matrícula. As opções disponíveis são:
    • Bloqueia: Configurando “bloqueia”, o sistema não permitirá a matrícula para quem possuir pendências.
    • Avisa: Configurando “avisa”, o sistema apresentará um alerta informando que há pendências, mas permitirá o processo.
    • Desconsidera: Configurando “desconsidera” o sistema não fará qualquer verificação de pendências na biblioteca durante o processo de matrícula.

Ao optar por avisar ou bloquear, será habilitada uma nova combo chamada “Considerar em débito na biblioteca quando possuir”, e nela poderá optar entre:

  • Multa
  • Materiais emprestados
  • Ambos


Restrições para matrícula

Nesta tela, deve-se configurar as restrições para matrícula:



Campos para seleção:

  • Disciplina com pré-requisitos: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula na verificação de pré-requisitos para o processo de matrícula:
    • Desconsidera: os pré-requisitos não cumpridos não são considerados para o processo de matrícula/rematrícula.
    • Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos em disciplinas com pré-requisitos não cumpridos.
    • Avisa: ao fazer a matrícula, avisa o usuário de que o aluno possui disciplinas selecionadas com pré-requisitos não cumpridos.
  • Número mínimo de créditos: quantidade mínima de créditos que o aluno precisa ter na matrícula.
  • Número máximo de créditos: quantidade máxima de créditos que o aluno pode ter na matrícula.
  • Bloqueia matrículas para alunos jubilados: ao marcar este parâmetro, os alunos que foram jubilados não poderão realizar a matrícula.
  • Bloqueia matrícula para alunos com situação de resultado em exame ou cursando: alunos que estiverem com as disciplinas ainda em curso ou em exame não poderão fazer a matrícula. Se marcar este parâmetro, irá desabilitar o parâmetro abaixo.
  • Considera disciplinas em curso como aprovadas: com este parâmetro, as disciplinas que estão em curso serão consideradas como aprovadas no momento da matrícula.
  • Bloqueia matrículas em disciplinas não curriculares: não permitirá que o aluno se matricule em disciplinas que não sejam da sua grade curricular ou equivalência.
  • Função de validação específica: campo utilizado quando a instituição deseja realizar uma validação específica quando ao realizar a matrícula ou rematrícula. Lembrando que é uma restrição, ou seja, algo que bloqueia o processo.
  • Atingiu o número máximo de vagas: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando a turma/disciplina atingiu o nº de vagas.
    • Para o número de vagas, considerar matrículas em dependências por nota: define se as matrículas que estão em dependência por nota deverão contar nesse momento.
    • Para o número de vagas, considerar matrículas em dependências por falta: define se as matrículas que estão em dependência por falta deverão contar nesse momento.
  • Conflito de horário: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando houver conflito de horário.

Disciplinas aprovadas/validadas: existem três possibilidades neste parâmetro, sendo elas:

  • Somente mostrar sem a possibilidade de escolher: no momento da matrícula irá exibir as disciplinas aprovadas/validadas mas não deixará incluir as mesmas.
  • Mostra com possibilidade de escolher: permite que os alunos incluam disciplinas já aprovadas.
  • Não mostra disciplinas aprovadas: as disciplinas que estiverem aprovadas não serão exibidas para o aluno na matrícula.

Definições para matrícula

Nesta tela, deve-se configurar as definições para matrícula:


  • Regra para definição da turma principal: o sistema habilita as seguintes opções para definição da turma principal:
    • Turma de menor fase das disciplinas escolhidas
    • Turma de maior fase das disciplinas escolhidas
    • Conforme sequência de turma
  • Regra para definição da fase principal: o sistema habilita as seguintes opções para definição da fase principal;
    • Fase da turma principal
    • Menor fase da disciplina que o aluno está devendo
    • Menor fase da disciplina que está se matriculando
    • Maior fase da disciplina que está se matriculando
    • Cálculo de carga horária concluída X carga horária fina
  • Ordenação das disciplinas ofertadas na (re)matrícula do aluno: permite configurar como deverão ser ordenadas as disciplinas para o processo de rematrícula do aluno no portal (quando não utilizar rematrícula por horário):
    • Fase, código da turma e nome da disciplina
    • Fase, nome da disciplina e código da turma
    • Ordem da disciplina na grade, nome da disciplina e código da turma
  • Permite matricular em disciplina com situação em andamento ou concluída: permite o aluno se matricular nas disciplinas que estão em andamento ou concluídas.

Informações para desligamento

Nesta tela, deve-se configurar as informações para desligamento:



Campos para seleção:

  • Número de disciplinas reprovadas para desligamento [xx]: caso seja informado um valor, se o aluno atingir este nº de reprovações, sofrerá o desligamento. Existem algumas maneiras deste desligamento ocorrer, através da tela “Atualiza situações acadêmicas”, pelo fechamento do período letivo, etc.
  • Número de reprovações na mesma disciplina para desligamento [xx] considera reprovações [por média, por frequência ou ambas] a partir de [período letivo]: Neste caso, será considerado o aluno que atingir o nº informado de reprovações na mesma disciplina ou equivalente a ela. Para que o desligamento ocorra, existem regras diferenciadas de acordo com que foi preenchido. Veja exemplos de preenchimento e ações:

Atividades complementares

Nesta tela, deve-se configurar as atividades complementares:



Campos para seleção:

  • Replicar registro de atividades complementares: ao efetuar a matrícula do aluno, irá verificar em cursos anteriores os registros de atividades complementares para efetuar a equivalência. Ao efetuar essa equivalência irá efetuar a mesma regra da tela, desconsiderando, aproveitada quando marcado para “Não aproveita atividade complementar. Ressalta-se que esse procedimento é executado em background (processo agendado em segundo plano) após a matrícula, e pode levar alguns minutos para replicar, dependendo da fila de processamento.

E-mail de efetivação de matrícula

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado na efetivação da matrícula. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.

Vale ressaltar que a rotina ainda tem algumas opções de campos curingas que podem compor o corpo do e-mail, tais como ${NOME_COMPLETO}, ${NOME_COMPLETO}, ${NOME_COMPLETO}, entre outros. Existe ainda a opção de “Carregar e-mail padrão”, que é um modelo padrão de e-mail para esta situação, que foi desenvolvido para facilitar na usabilidade da rotina.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:



Enviar e-mail para matrículas provenientes de CRM: Ao marcar este parâmetro, será enviado e-mail para alunos com matrícula proveniente de CRM.

E-mail de efetivação de rematricula

Assim como na matrícula, pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado na efetivação da rematrícula. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.
O responsável pelo aluno também receberá o e-mail de rematrícula, desde que possua um e-mail cadastrado. O e-mail de confirmação de rematrícula para o responsável seguirá a ordem de envio: responsável familiar, responsável pelo contrato e responsável pedagógico. Exemplo de ordem de envio: se o aluno possui no cadastro os três responsáveis, será enviado apenas para o familiar.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:


E-mail de primeira pré-matrícula online

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado ao aluno na efetivação da primeira pré-matrícula online. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:


E-mail de primeira pré-matrícula on-line (responsável)

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado ao responsável na efetivação da primeira pré-matrícula online. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:



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