Na aba de afastamento, deve-se definir o comportamento do sistema em relação a um afastamento.
Este processo possibilita fazer o registro do afastamento do aluno da Instituição, mantendo a sua matrícula. O afastamento pode ter vários motivos como: saúde, cursos no exterior e outros motivos pré-definidos.
Para cadastrar uma regra de afastamento, existem vários campos e possibilidades diferentes, conforme detalhes abaixo:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:configuracoes:aba_afastamento1.png)
Campos para preenchimento:
Máximo de períodos letivos afastados em um ingresso: deve-se informar o número máximo de períodos que o aluno poderá estar afastado em um ingresso. Vale ressaltar que, não entrará na contagem de períodos letivos afastados no ingresso, os
períodos letivos que, em seu cadastro, tiverem marcado o parâmetro “Ignorar o período para prazos de integralização e afastamentos”.
Número mínimo de períodos letivos que deve ser solicitado por vez: deve-se informar o número mínimo de períodos letivos a serem solicitados por vez.
Número máximo de períodos letivos que podem ser solicitados por vez: deve-se informar a quantidade máxima de períodos letivos que podem ser solicitados a cada solicitação de afastamento.
Número de períodos letivos que precisa ter cursado para pedir afastamento: deve-se informar a quantidade de períodos letivos que o solicitante precisa ter cursado para solicitar afastamento.
Deve possuir todas as disciplinas aprovadas até a fase (somente para cursos com grade): pode-se informar o número de disciplinas que o solicitante deve possuir com situação aprovada para solicitar o afastamento.
Informações: A solicitação do afastamento é feita por requerimento. Para isso, é necessário criar uma ação no sistema para habilitar o afastamento de matrícula.
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