Neste ponto da documentação demonstraremos como deve e pode ser configurado o Plano de Ensino, Turmas e o Cronograma desta turma.
No cadastro do plano de ensino, a instituição define quais são as informações pertinentes ao plano de ensino, bem como quais serão utilizadas no conteúdo ministrado e plano de aula, se utilizar.
Atualmente essa informações são cadastradas geralmente a nível de turma/disciplina, neste caso o professor poderá preencher essas informação conforme a didática em aula.
Recomenda-se que para a metodologia ativa utilize-se o parâmetro {Disponibiliza conteúdo de disciplinas agregadoras para disciplinas agregadas no conteúdo ministrado e plano de aula}, onde ao ser cadastrado o material para a agregadora ele ficará disponível nas agregadas. Ou seja, se existir um professor responsável pela disciplina AGREGADORA ele poderá cadastrar o material, e os professores das agregadas poderão utilizar esse mesmo material nos seus planos de aulas e conteúdos ministrados.
Feito as configurações, é necessário atrelar esse plano. Se você criou uma regra de plano de ensino, específica para os cursos da metodologia ativa, recomenda-se vincular no cadastro de curso. Caso você esteja usando o mesmo padrão para todos os cursos, pode vincular no subnível do curso.
O cadastro de turma com disciplinas normais você usuário já esta habituado a realizar. Neste caso da metodologia ativa, deverá acessar o menu de cadastro, clicar em novo. Informar o nome, curso, grade e fase, feito isso clicar em “Carregar”. Veja abaixo as explicações por abas:
Importante.: Caso uma determinada disciplina que esteja inclusa na turma não conste na grade vinculada ao curso, então o sistema apresentará a mensagem de que a disciplina “X” não pertence a grade do curso, conforme imagem abaixo.
Entretanto, caso a disciplina não conste na grade, porém ela é uma disciplina agregada e sua agregadora está vinculada a grade do curso, então o sistema não mais apresentará a mensagem de que a disciplina “X” não pertence a grade do curso.
Por fim, caso remova-se este vinculo de agregada (que não consta na grade do curso) com sua agregadora (que consta na grade do curso) então o sistema novamente apresentará a mensagem de que aquela disciplina não está vinculada a grade do curso.
Cadastrado a turma, é possível cadastrar o cronograma. Neste momento a instituição deve identificar qual sua situação, para isso poderá se fazer as seguintes perguntas para entender como irá cadastrar os cronogramas:
Cadastrado o cronograma, será disponibilizado no portal do professor o lançamento das frequências e notas. Para visualizar como fica o diário do professor clique aqui.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.