Tabela de conteúdos

Agrupamento de turma/disciplina

Funcionalidades


Realiza os registro das atividades do professor referente ao diário eletrônico de uma única vez, para várias turmas/disciplinas daquele professor, as rotinas alteradas para utilizar o agrupamento no portal do Professor utilizando o portal do Mentor são:

Processos que estão disponíveis no portal do professor no Mentor WebG5 são:

Pré-requisitos


A turma/disciplina do mesmo agrupamento devem possuir as configurações abaixo iguais, sendo elas:

Além disso a turma/disciplina não deverá ter as seguintes configurações:

Segue abaixo algumas situações que podem ocorrer caso o cronograma de aula estiver com datas diferentes, por exemplo:


Descrição da funcionalidade


Ao acessar o cadastro de Agrupamento de turma/disciplina, temos a tela de cadastro, conforme imagem abaixo:


Agrupamento (PADRÃO)

Segue abaixo um exemplo de cadastro:

Temos ainda a opção para pesquisar um cadastro existente:

E os botões de ações com suas funcionalidades:

Utilizando a funcionalidade


Após o cadastro efetuado, o professor ao efetuar a digitação de provas e trabalhos, notas e faltas gerais e frequência diária ao selecionar um agrupamento, irá carregar os alunos que estão matriculados em turmas/disciplinas pertencentes a este agrupamento, sempre respeitando o compartilhamento de unidades. Conforme no exemplo abaixo:

Ao efetuar o registro de observações, conteúdo ministrado, plano de ensino, fórmula de cálculo, cadastro de provas e trabalhos e registro de material de apoio, ao inserir ou alterar alguma informação sempre é replicado para as demais turmas/disciplinas pertencentes ao agrupamento.

Veja exemplo ao efetuar o registro de cadastro de provas e trabalhos:

No material de apoio por exemplo, quando o professor efetuar a digitação de algum material para ser disponibilizado para os alunos, da mesma forma irá replicar para todos os alunos que estão cadastrados dentro do agrupamento.

Conforme o aluno efetuar a visualização, o professor verificará quais foram os alunos, independente da turma/disciplina que estão matriculados, pois aparecerá somente o nome do agrupamento conforme imagem abaixo:

Ao efetuar o encerramento do diário e calcular a média, será efetuado para todas as turmas/disciplinas do agrupamento.

  • Veja que não aparece o nome da Turma/disciplina em todas as rotinas citadas acima e conforme alguns exemplos e sim o nome o qual foi efetuado o cadastro na Descrição, os alunos apresentados pertencem a várias turmas/disciplinas, mas para o professor essa informação não é apresentada.

Dessa forma o professor acessa uma única vez cada funcionalidade e efetua o registro das informações, sem ter a necessidade de acessar cada turma/disciplina a qual leciona.

Regras para o portal do coordenador: Quando o Coordenador acessar a digitação do plano de Ensino, seja para efetuar alguma alteração, clonagem, cópia, aprovação ou reprovação do Plano de Ensino, será apresentado uma mensagem em tela informando que qualquer alteração que o mesmo efetuar será replicado para as demais turmas/disciplinas daquele agrupamento, independente se alguma turma/disciplina for de outro Curso o qual o mesmo não é o Coordenador.

Para o Coordenador não será apresentado o nome da Descrição do agrupamento, e sim as turmas/disciplinas individualmente. Conforme exemplo abaixo:

Agrupamento para unidades diferentes (utilizado no EAD)

Pré-requisitos para agrupamento com unidades diferentes:

  1. Curso com grade em apenas uma das unidades que farão parte do agrupamento;
  2. Turma com a mesma fase nas unidades que farão parte do agrupamento (obrigatório utilizar o curso do passo 1 para todas as unidades);
  3. Cronograma por semana para as turmas que farão parte do agrupamento. Obs: A data, horário, turno e professor devem ser idênticos para todas as turmas que irão compor o agrupamento;
  4. Matricular alunos nas turmas;
  5. E por último, realizar o agrupamento de turmas/disciplinas de unidades diferentes.

Importante: o professor deve ter acesso a todas as unidades que compõem o agrupamento.

Cadastro do agrupamento para unidades diferentes:


Após realizar os pré-requisitos, o professor terá a seguinte visualização do diário eletrônico no portal do professor:


Observação: Como o diário eletrônico trabalhará com o agrupamento em diferentes unidades, é importante ressaltar que as alterações realizadas, independentemente da unidade em que tenham sido efetuadas, serão aplicadas a todas as unidades do agrupamento. Ou seja, todas as informações do diário serão compartilhadas entre as unidades do agrupamento.

Diante disso, o professor poderá realizar os seguintes cadastros e manipulações no diário eletrônico:

  • Cadastrar provas e trabalhos;
  • Frequência diária;
  • Prévia de notas e faltas;
  • Notas e faltas gerais;
  • Abono de faltas;
  • Digitação de notas;
  • Registro de observações;
  • Conteúdo ministrado;
  • Encerrar o diário e/ou abrir o diário.

Para conhecimento: Segue abaixo as rotinas que atualmente não tratam a unificação de turmas/disciplinas:

O Mentor disponibiliza uma consulta que verifica as inconsistências geradas em um agrupamento de turma/disciplina. Para verificar o funcionamento desta consulta acesse: Inconsistências em agrupamento de turma/disciplina


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar