Os cadastros de processos de matrículas são necessários para que seja possível realizar as matrículas e rematrículas dos alunos na instituição.
Processo de Matrícula: O processo de matrícula é utilizado para novos alunos que estão ingressando na instituição. Eles podem ingressar na instituição à partir de uma transferência externa provindo de outras instituições, processos seletivos, prospects, inscrição em um curso, ou até mesmo, primeira matrícula em colégio.
Processo de Rematrícula: O processo de rematrícula é utilizado para os alunos que já estudam na instituição. Ou seja, é utilizado para renovar a matrícula dos alunos para o próximo ano letivo.
Antes de cadastrar um processo de matrícula/rematrícula, é necessário que a instituição já tenha um cronograma de como realizará estes processos, por exemplo: se o processo de rematrícula será em lote ou individual, se os processos gerarão financeiro, se terá entrega de documentos, entre outros.
Cadastrar um processo de matrícula/rematrícula requer muita atenção. As informações inseridas e configuradas no sistema devem estar cadastradas de forma correta, para que os processos funcionem conforme o esperado.
Para cadastrar processos de matrícula ou rematrícula, deve-se acessar o menu de Cadastros > Processos de matrícula:
Para saber mais a respeito das funções disponíveis no processo de matrícula/rematrícula, clique nas abas abaixo:
No GIF abaixo, é possível visualizar como utilizar a tela de cadastro de processo de matrícula:
A descrição/nome do processo de matrícula deve ser bem intuitivo, por isso, recomendamos inserir na descrição, um passo que será utilizado nesse processo de matrícula/rematrícula, a fim de facilitar na hora de pesquisá-lo e utilizá-lo. Por exemplo: Matrícula Individual - Sem financeiro - Matrícula Definitiva.
Nas abas abaixo, segue o detalhamento dos demais campos, bem como, instruções de como configurar um processo.
No cadastro do processo, é necessário informar como será o processo de matrícula/rematrícula. Os campos obrigatórios possuem um asterisco (*) ao lado do nome de cada campo. Abaixo, segue o detalhamento de cada campo:
Descrição: neste campo deve ser informado o nome do processo, ou seja, sua identificação.
Tipo de seleção: este campo é utilizado para indicar se as matrículas/rematrículas serão geradas em lote ou individual.
Origem dos alunos: neste campo, é necessário informar a origem dos alunos:
Tipo de processo: deve ser informado o tipo de processo, para definir se a matrícula do aluno ficará como ativa logo que finalizar o processo, ou se ficará como pré-matrícula e ficará como ativa caso pague a primeira parcela.
Consentimento: neste campo é possível vincular um termo de consentimento previamente cadastrado em Módulo Comum > Configurações LGPD.
Informações: neste campo, é possível inserir informações como: instruções pertinentes ao processo de matrícula/rematrícula, instruções de como realizar a matrícula/rematrícula, mensagem de boas-vindas, entre outras informações que julgam-se necessárias aparecerem no início do processo de matrícula/rematrícula. Estas informações serão exibidas antes do início do processo de matrícula. Veja abaixo um exemplo de mensagem de boas-vindas juntamente com uma instrução, no portal do responsável:
as opções dos passos do processo de matrícula podem ser alteradas conforme a seleção nos campos: tipo de seleção, origem dos alunos e/ou tipo de processo.
Quando o tipo de seleção for: individual (se a seleção for em lote, os campos abaixo não serão apresentados), a origem dos alunos for: inscrição em curso, novo aluno, pré-matrícula e/ou prospect e tipo de processo: pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Envia notificação da primeira pré-matrícula: caso marcado, enviará notificação nas pré-matrículas realizadas.
Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: processo seletivo e o tipo de processo: pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Requerimento para destrancar aluno: é possível selecionar um requerimento para destrancamento do aluno.
Permite alterar o curso/turno para efetivação de matrícula: permite alterar o curso ou turno para a efetivação de matrícula.
Lista candidatos já matriculados na tela de seleção: lista os candidatos já matriculados na tela de seleção.
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Envia notificação da primeira pré-matrícula: caso marcado, enviará notificação nas pré-matrículas realizadas.
Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: rematrícula com sequência de turma ou rematrícula manual e o tipo de processo: matrícula definitiva ou pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Requerimento para destrancar aluno: é possível selecionar um requerimento para destrancamento do aluno.
Quando a turma possui subturma, não exibe a subturma, e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma: se marcado, quando a turma possui subturma, não exisbe a subturma e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma.
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: transferência de unidade e o tipo de processo: matrícula definitiva ou pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Importante:
Nestes campos, são realizadas as configurações dos processos de matrícula/rematrícula, sendo que pelo menos um deles deve estar marcado para conseguir cadastrar um processo, caso contrário, o sistema solicitará que seja marcado pelo menos uma opção.
Seleção dos alunos/pessoas: é possível selecionar o aluno desejado para realizar a matrícula/rematrícula.
Cadastro do responsável/pessoa: esta opção é utilizada para que no momento da matrícula/rematrícula seja possível atualizar os dados dos responsáveis do aluno, como endereço, e-mail, telefone, entre outros. Geralmente, esta opção é indicada para instituição de ensino infantil, fundamental e médio. Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:
Cadastro do aluno/pessoa: esta opção é utilizada para que no momento da matrícula/rematrícula seja possível atualizar os dados do aluno, como endereço, e-mail, telefone e etc. Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:
Escolha de curso: esta opção deve ser marcada quando houver a possibilidade de poder escolher o curso que o aluno será matriculado/rematriculado. Esta opção apenas será apresentada quando no campo “Tipo de seleção” é “Individual” e no campo “Origem dos alunos” é “Novo aluno”. Para saber mais sobre, acesse sobre escolha de curso.
Escolha da turma: esta opção deve ser marcada quando houver a possibilidade de poder escolher a turma que o aluno será matriculado/rematriculado. Geralmente, esta opção é utilizada quando há uma sequência de turma.
Documentos entregues: esta opção incluí um passo no processo de matrícula/rematrícula onde será possível inserir os documentos, este passo se disponibilizado na portal do aluno se comporta de uma maneira, e se disponibilizado na secretaria, de outra. Clique sobre a opção desejada para verificar as particularidades.
Relatórios: é possível adicionar relatórios no processo de matrícula, para que sejam gerados juntamente com a matrícula dos alunos. Contrato de Prestação de Serviços e Requerimento de Matrícula com relação das disciplinas que o aluno está matriculado, são os relatórios mais utilizados nestes casos, por exemplo. Ao marcar esta opção, será habilitada a Aba Relatórios.
Nas próximas abas, segue o detalhamento dos demais passos do processo (Aceite, Escolha de disciplinas e Financeiro).
Aceite: é possível configurar o processo de matrícula/rematrícula com um Aceite, onde a instituição pode colocar os termos da matrícula e o aluno deve clicar em aceitar para dar continuidade na sua matrícula/rematrícula. O texto do aceite pode ser fixo, digitando no campo termo para matrícula ou adicionado documentos gerados através do gerador de interface.
Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:
Escolha de disciplinas: há a possibilidade ainda, de ter escolha de disciplina, geralmente utilizado pela Graduação, o aluno irá escolher as disciplinas disponíveis e irá realizar sua matrícula em cada uma delas.
Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:
Financeiro: é possível configurar o financeiro para ser gerado já no momento de realizar a matrícula/rematrícula dos alunos, como as mensalidades, apostilas e etc. Para isso, é necessário configurar os planos de pagamento e vincular uma das opções: curso, turma ou subnível de ensino.
Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:
Na ilustração abaixo, é possível visualizar este exemplo:
No passo Financeiro, também é possível configurar a geração de parcela e título da parcela de inscrição, na qual efetiva a matrícula do aluno automaticamente assim que ele efetuar o pagamento. Acesse o link
Matricular automaticamente para saber mais.
No contrato financeiro do aluno também pode-se determinar a emissão da NFSE com a marcação desta opção
.
Quando selecionado o Tipo de Seleção Individual e a origem do aluno for Rematrícula com sequência de turma ou Rematrícula manual, o sistema apresentará o seguinte campo:
É possível realizar alteração das mensagens de pendência financeira através do processo de matrícula, e para alterá-la, basta customizar a mesma através do banco de mensagens.
Abaixo o script que deverá ser utilizado para alteração das mensagens:
Bloqueio:
Chave da mensagem: processoMatricula.msg.customizavel.bloqueioPendenciaFinanceira
Valor padrão do sistema: Matrícula bloqueada, pois você possui pendências. Entre em contato com a instituição informando o código PFXXXX.
Alteração de mensagem de bloqueio:
UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'COLOCAR AQUI A MENSAGEM DE BLOQUEIO' WHERE ME_KEY = 'processoMatricula.msg.customizavel.bloqueioPendenciaFinanceira'
Aviso:
Chave da mensagem: processoMatricula.msg.customizavel.avisoPendenciaFinanceira
Valor padrão do sistema: Você possui parcelas em aberto. Verifique sua situação financeira.
Alteração da mensagem de aviso:
UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'COLOCAR AQUI A MENSAGEM DE AVISO' WHERE ME_KEY = 'processoMatricula.msg.customizavel.avisoPendenciaFinanceira'
Na aba Regras/Prazos do processo, é possível definir para qual tipo de pessoa o processo será aplicado, bem como, informar qual regra de prazo será utilizada no processo.
Tipo pessoa: deve ser informado o tipo de pessoa (aluno/secretaria) que poderão ter acesso aos processos de matrícula/rematrícula.
Regra de prazo: deve ser informada a regra de prazo cadastrada previamente na tela de Regras para Definição dos Prazos.
Excluir: para excluir a regra cadastrada, basta clicar no ícone de lixeira, disposto ao lado esquerdo do campo Tipo pessoa.
Nesta aba, é possível adicionar relatórios ao processo de matrícula, para que estes sejam gerados juntamente com a matrícula dos alunos.
Para configurar, siga as instruções abaixo:
Cód. relatório: neste campo, deve-se vincular um relatório. Contrato de Prestação de Serviços e Requerimento de Matrícula com a relação das disciplinas que o aluno está matriculado, são os relatórios mais utilizados nestes casos, por exemplo.
Descrição: é possível adicionar uma descrição para o relatório.
Documento pessoal: caso esteja habilitada a configuração de assinatura eletrônica de documentos, é possível definir para cada relatório selecionado, um documento que será enviado para ser assinado eletronicamente na plataforma configurada no documento. Clique no link assinatura eletrônica de documentos para saber mais.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.