Cadastro de Cursos - Aba Básico

Na tela de cadastro de curso, deve-se realizar as configurações da aba Básico. Abaixo, seguem as orientações de configurações:

Campos para preenchimento:

Tipo de curso: neste campo, deve-se informar qual será o tipo de curso, com base no subnível de ensino cadastrado.

Formato do curso: o usuário poderá escolher entre duas formas diferentes de oferecer as disciplinas que serão lecionadas no curso:

Plano de ensino padrão: pode-se definir um plano de ensino padrão a ser utilizado no curso cadastrado.
Área de conhecimento: pode-se vincular uma área de conhecimento ao curso. As áreas de conhecimento são cadastradas no módulo Comum, menu Áreas de Conhecimento.
Nomenclatura das fases: pode-se informar qual será a nomenclatura das fases utilizadas no curso cadastrado. As opções disponíveis são:

Habilitação: pode-se informar a habilitação do curso. A Habilitação de um curso é uma especificação de conteúdo associada a uma determinada modalidade de um curso de graduação, composta de um conjunto de disciplinas que podem ser obrigatórios e optativos.
Título conferido: quando este campo for selecionado com a opção “Outros”, serão habilitados as opções de “Titulação - gênero feminino” e “titulação gênero masculino”, para que a instituição personalize a opção desejada.
Titulação - gênero masculino e Titulação - gênero feminino: tem por finalidade atender a lei nº 12.605/12, que determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas. Esta titulação será exibida no diploma do aluno (RVDD) e também no arquivo XML.
Possui estágio?: este parâmetro deve ser marcado caso sejam obrigatórias horas de estágio para a conclusão do curso.
Utiliza disciplina de estágio: este parâmetro deve ser marcado caso seja obrigatório ter uma disciplina do tipo “estágio” no cadastro de disciplinas do curso. A configuração de disciplinas para estágio está descrita no item “Registro de estágio” deste manual.
Possui trabalho final?: este parâmetro deve ser marcado caso seja obrigatória a elaboração/apresentação de um trabalho final para a conclusão do curso.
Tipo do trabalho final: deve-se selecionar o tipo de trabalho final que será exigido do aluno, tendo as seguintes opções disponíveis: Monografia, TCC, Artigo, Dissertação, Tese, Linha de pesquisa, Outro, Iniciação científica, Estágio, Estágio monografia, Qualificação, Projeto aplicado.
Utiliza disciplinas para trabalho final: este parâmetro deve ser marcado caso no cadastro de disciplinas do curso seja obrigatório ter uma disciplina do tipo “Trabalho Final” vinculada ao curso. A configuração de disciplinas de “Trabalho Final” pode ser vista no item “Registro de TCC” deste manual.
Livro de expedição: pode-se informar em qual livro de expedição ficarão registrados os certificados dos alunos que se formarão no curso que será cadastrado.
Livro de registro de certificado: pode-se informar em qual livro de registro de certificados ficarão registrados os certificados dos alunos que se formarão no curso que será cadastrado.
Próximo curso: pode-se informar qual o próximo curso que deverá sequenciar o curso atual.

Número de lista: neste campo, deve-se definir se o sistema criará uma lista de chamada para cada disciplina ou se o sistema criará uma lista de chamada para a turma. Ao selecionar uma das opções, serão respeitadas as regras abaixo:

Aluno em dependência: define se os alunos com dependência serão ordenados normalmente na lista de chamada, ou se ficarão no final da lista de chamada.
Tipo de prazo para conclusão do curso: o usuário deverá selecionar uma entre duas maneiras diferentes que o sistema oferece para a contabilização do tempo que o aluno possui para concluir o seu curso sem ser jubilado, sendo elas:

Cód. do agrupador: o usuário poderá informar um código no qual o sistema utilizará na montagem de parte do código de matrícula do aluno, de acordo com a regra cadastrada na tela de Regra de Matrícula > Campo “Expressão de registro acadêmico” (código do aluno no curso).
Formação acadêmica: neste campo, pode-se informar a formação acadêmica dos alunos ao concluírem o curso.
Paga horas/aula para professores: este parâmetro deve ser marcado caso a instituição utilize o módulo Docente. Neste módulo, são calculados os valores a pagar dos professores que possuem vínculo com este curso.
Paga coordenação do professor: este parâmetro deve ser marcado caso a instituição remunere o professor por este exrcer a coordenação do curso.
Ato regulatório por unidade: por padrão, este parâmetro virá habilitado. Quando habilitado, os atos regulatórios devem ser informados na tela de Informações do curso por unidade, disponível no link inteligente, localizado na parte superior da tela de cadastro de cursos. Quando desabilitado, os atos regulatórios devem ser informados na tela de Atos regulatórios do curso, localizado na parte superior da tela de cadastro de cursos.

Dúvida: Utilizo atos regulatórios Por unidade e desejo reaproveitar a informações em Atos por curso, é possível?


Sim, é possível. Aos clientes que desejarem tornar seus atos regulatórios únicos por curso e não mais por unidade, deve-se executar manualmente os scripts abaixo antes de DESMARCAR o parâmetro “Ato regulatório por unidade”.

Abaixo, seguem os scripts que poderão auxiliar na unificação para um único curso ou para todos os cursos em lote:

Cadastra informações do censo por curso/unidade: ao marcar este parâmetro, será habilitada a Aba Censo, e nela, devem ser configuradas as informações da exportação para o Censo.
Utiliza Itinerários formativos: este parâmetro deve ser habilitado quando o curso for Ensino Médio.
Pessoa responsável pela validação no processo de aproveitamento de Atividade Complementar: A pessoa cadastrada neste campo, irá como o professor das disciplinas com componente curricular Atividade complementar.
Pessoa responsável pela validação no processo de validação de disciplinas de Transferência externa: A pessoa cadastrada neste campo, irá como o professor das disciplinas validadas por transferência externa que não tiveram professor vinculado à elas.

Observação: neste campo, pode-se inserir informações adicionais referentes ao curso cadastrado.


Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com o nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar