Como o próprio termo indica, o Diploma Digital é a versão virtual do documento acadêmico. Ele tem as mesmas características, autenticidade e validade jurídica do modelo físico. Isso porque conta tanto com uma assinatura digital quanto com um carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Justamente por isso, uma de suas principais vantagens está na segurança, sendo que não é possível falsificá-lo como no formato em papel. Outro ponto que pesa muito a seu favor é a redução de custos com a emissão. O próprio MEC espera economizar R$ 48 milhões/ano com a adesão das universidades. De acordo com a Portaria 554, o processo de adequação das IES's termina no ano de 2021. Ou seja, a partir de 2022, o Ministério da Educação almeja que as instituições estejam preparadas para emitir e registrar os Diplomas Digitais.
Para adequação ao processo de expedição e registro do diploma digital, as instituições devem se atentar a alguns pré-requisitos:
É possível trabalhar com o diploma digital de 3 formas(processos) diferentes, abaixo está um breve resumo e na sequência uma explicação mais detalhada de cada um deles.
Clique no link do processo que mais atende as necessidades de sua IES para conferir e realizar as configurações e pré-requisitos necessários antes de iniciar o uso dos processos.
Neste processo IES que está apta a registrar os próprios certificados realizara a emissão e registro dos seus certificados em um único processo, e ao final deste processo enviará os XML's para assinatura à todos os signatários responsáveis, e no momento em que todos os signatários assinarem o processo estará concluído e o aluno poderá ser avisado de que seu diploma digital está disponível para visualização.
Verifique a documentação completa do processo em: Processo de Registro/Envio XML's do diploma para assinatura
Neste processo a IES expedidora gera os XML's com os dados de emissão para os signatários da IES emitente para assinatura na plataforma Edusoft, e após assinaturas concluídas envia os Xml's assinado à IES Registradora.
A IES registradora complementa os XML's com os dados de registro e devolve assinado para a IES expedidora importar os XML's no sistema, preenchendo assim automaticamente os dados de registro a partir do upload do arquivo.
Após a importação do arquivo sinalizando que não existe mais nenhuma pendência no processo, o mesmo estará concluído e o aluno poderá ser avisado de que seu diploma digital está disponível para visualização.
Verifique a documentação completa do processo em: Processo de Expedição/Envio dos XML's de emissão e importa XML da IES registradora
Neste processo a IES expedidora somente emite os diplomas, gerando os dados de emissão no sistema, e continua encaminhando os dados para a IES registradora da mesma forma que fazia antes, desta forma fica a encargo da IES registadora gerar o XML com os dados de emissão e registro, documentos, bem como gerenciar as assinaturas dos signatários responsáveis tanto pela emissão, quanto registro.
Quando a IES registradora devolver os XML's assinados, será necessário preencher no sistema as informações de código de validação e Id do diploma, para que seja possível então através do upload dos XML's preencher automaticamente os dados de registro. Após o upload do arquivo sinalizando que não existe mais nenhuma pendência no processo, o mesmo estará concluído e o aluno poderá ser avisado de que seu diploma digital está disponível para visualização.
Verifique a documentação completa do processo em: Processo de Expedição para IES que apenas expedem - Apenas expede e importa XML da registradora
O documento abaixo mostra as tags e os campos utilizados no Histórico digital, no documento do diplomado e no diploma digital. Caso deseja entender mais sobre as tags e campos, de onde vem esses registros, basta baixar o anexo. camposdiplomadigital.ods
Confira a relação de documentos utilizados no processo de Emissão e registro dos certificados em: Documentos pessoais - Geração de XML do Diplomado
Ficou com alguma duvida? Confira a seção abaixo e veja se a resposta que você procura está aqui.
Não é obrigatório realização do vínculo do tipo em todos os documentos do sistema, mas para a emissão do diploma é obrigatório ter pelo menos 1(um) documento comprobatório entregue (Documento comprobatório = Documento do Mentor vinculado a algum daqueles tipos), são os documentos obrigatório para registro do diploma, se a IES optar por colocar apenas por exemplo: Documento de identidade já será suficiente para exportar o XML mas o indicado é considerar todos os documentos que a IES Registradora considera obrigatória para o registro.
Então, o único impacto é na hora de exportar o xml do documento do diplomado, o sistema apresentar uma crítica de que ao menos 1(um) documento comprobatório deve ser entregue para o diplomado.
Para saber mais sobre como preparar seus documentos para emissão do diploma digital veja: Documentos pessoais - Geração do Diploma Digital
Sim, no cadastro do documento no momento em que um tipo de documento for vinculado a opção solicita anexo será marcada automaticamente, desta forma para novas entregas ele será automaticamente obrigatório. Para documentos que já foram entregues mas não possuem anexo, se o mesmo não for anexado o sistema apresentará uma crítica no momento de exportação do XML.
O formato de arquivo válido para os documentos comprobatórios e exportação do XML é pdf.
Verifique a documentação completa do processo em: Processo de Registro/Envio XML's do diploma para assinatura
Não, a exportação do Censo superior não tem nenhuma relação com estes tipos de documentos, eles serão usados apenas para saber se nos documentos entregues do aluno existe pelo menos 1 documento comprobatório entregue
Se não houver ao menos 1(um) documento comprobatório entregue, o sistema não permitira exportar o XML, sendo assim a IES Emissora não conseguirá mandar o XML para a IES registradora. Esta trava foi adicionada para evitar retornos entre expedidora e registradora.
Verifique a documentação completa do processo em: Processo de Registro/Envio XML's do diploma para assinatura
Não se preocupe, preparamos um manual elencando todas as críticas possíveis e como corrigi-las, para acessar clique aqui
No processo Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura disponível na rotina de Geração de certificação, ao final do processo o sistema disponibilizará um link para download de arquivo.
A validação do Diploma Digital pode ser realizada de duas formas:
Ambas as formas levam o usuário até a página individual do diploma, que possui uma URL única, onde é possível conferir os dados do diplomado e a Universidade mantém dois links para download do Diploma Digital (XML assinado digitalmente) e da RVDD, para que o diplomado tenha acesso sempre que necessário. Assim, o diploma digital estará sempre disponível na IES, fazendo parte do acervo do aluno e, ao mesmo tempo, estando sempre disponível para ser baixado e utilizado pelo diplomado.
Sim é possível, criamos um manual onde mapeamos tudo que é necessário em um relatório para realizar a impressão do RVDD a partir do XML. Clique aqui para saber mais.
Sim, é possível e caso haja a necessidade de realizar a geração de uma 2ª via do certificado, deve ser utilizada o processo Gerar 2ª via de certificado, disponível na rotina de geração de certificação e na sequência realizar novamente o processo Gerar o XML do diploma Digital e enviar para assinatura para envio do XML para assinatura.
O MEC disponibilizou o site : https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma para realizar a validação dos XML's gerados para o diploma digital.
O resultado da validação deve ser conforme a imagem abaixo:
Como o diploma já havia sido assinado, inicialmente você deve realizar as correções que o MEC acusou como erro, reprovar os documentos referente aos XML's do diplomado e documentos do diploma, e executar novamente o processo Gerar o XML do diploma Digital e enviar para assinatura para envio do XML para assinatura.
A Edusoft possui uma plataforma de assinatura digital com vários tipos de certificados, para retirar suas dúvidas clique aqui
O MEC ainda não disponibilizou nenhuma orientação sobre isso, porém as IES já devem adotar o padrão de emissão do diploma digital, assim que o MEC divulgar os próximos passos os diplomas já estarão no padrão exigido pelo MEC.
A Edusoft disponibilizou um serviço que poderá ser chamado para receber um diploma digital completo da registradora e realizar a entrega do documento de forma automática.
Para verificar a documentação completa deste serviço, clique aqui
A Edusoft possui uma plataforma de assinatura digital com vários tipos de certificados, para retirar suas dúvidas clique aqui
O sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é uma tecnologia que tem como objetivo principal simplificar o controle, armazenamento, compartilhamento, busca e a recuperação de documentos. A Edusoft possui uma parceria com uma empresa que fornece um sistema de GED, a edusoft possui nativamente uma integração com esse sistema. Para os demais sistemas de GED disponibilizamos alguns serviços com a possibilidade de realizar a integração com qualquer plataforma de GED, basta seguir os passos para desenvolvimento definidos pela Edusoft como padrão.
Estamos disponibilizando antecipadamente a documentação para que as instituições possam preparar suas ferramentas para a integração que estará disponível a partir da versão 07.09.01.00.
A geração de diplomas para estrangeiros, segue o processo comum de emissão, no entanto são necessárias algumas modificações no cadastro do aluno apenas.
Para realizar a consulta através do site para consulta pública do registro de diplomas acesse Url pública do diploma.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.