O sistema permite automatizar o envio de WhatsApp para diversas finalidades, como por exemplo: Envio de WhatsApp para aniversariantes, envio de WhatsApp de cobrança, entre outros.
Para realizar o cadastro de processo agendado de envio de WhatsApp, deve-se seguir os passos abaixo:
No menu inicial, deve-se acessar a opção Processo:
Na aba Geral, é necessário realizar algumas parametrizações. Ao selecionar “WhatsApp” no tipo, será exibida a seguinte tela:
Código: o código será gerado automaticamente toda vez que realizar um cadastro.
Tipo: campo de informação para escolha do tipo de envio (E-mail, SMS, Batch, WhatsApp ou Notificação). Neste caso, deve-se informar que o tipo do processo será WhatsApp.
Remetente da notificação: este campo trazerá todas as instâncias cadastradas no módulo comum, não levando em consideração a permissão de enviar mensagem. Para saber mais sobre o cadastro de instâncias, clique aqui.
Configuração: deve-se informar a configuração que contenha a conexão com o banco de dados do sistema. Acesse a documentação Configuração inicial do agendador para saber como configurar.
Tipo de database: deve-se informar em qual banco de dados este processo será executado, se será em MSSQL Server, Oracle ou em ambos. Observação: embora o sistema consiga interpretar ambos os bancos, deve-se ter cuidado com a sintaxe.
Ativo: se marcado, o processo estará em funcionamento e será executado conforme agendamento. Se desmarcado, ficará inativo, não executando mais nenhum processo.
Grupo de unidade: neste filtro, pode-se atribuir o processo somente a um grupo de unidade.
Unidade: neste filtro, pode-se atribuir o processo somente a uma unidade.
Título: deve-se definir um título para o processo. É interessante informar um título simples e objetivo, para que o processo seja encontrado facilmente.
Descrição: pode-se informar uma descrição/resumo da funcionalidade do processo.
Agrupa resultados da consulta por destinatário: se marcado, retornará uma lista em que cada destinatário possui um agrupamento de registros. Sendo assim, no caso de um informativo de parcelas vencidas, por exemplo, será enviado apenas um WhatsApp por destinatário contendo todas as parcelas vencidas do mesmo, de modo agrupado.
Consulta (select) para definir campos utilizados no processo: poderá informar uma consulta (select) para filtrar determinadas informações, e posteriormente, enviar WhatsApp aos destinatários apresentados no resultado da consulta, conforme exemplo abaixo:
Envia e-mail somente se a query retornar valor: ao marcar este parâmetro, permitirá o envio de WhatsApp apenas se a consulta retornar algum valor.
Ajuda: neste campo, poderá informar uma ajuda para o usuário que acessar o processo.
Na aba Agendamento, pode-se realizar algumas parametrizações:
Data de início e término: pode-se informar um determinado período em que o processo deverá ser executado, informando data de início e término de execução.
Hora e Minuto: pode-se informar um determinado horário para execução do processo.
Dia: pode-se definir um dia em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado no dia 10 de cada mês.
Mês: pode-se definir um mês em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado somente durante o mês de abril.
Dia da semana: pode-se definir um dia da semana em específico para o processo ser executado. Por exemplo: Este processo deverá ser executado somente aos sábados.
Limpar cronograma: ao clicar neste link inteligente, todo o cronograma informado será apagado.
Utiliza cronograma avançado: ao marcar este parâmetro, todos os campos em tela serão ocultados, e então, será apresentado o campo Informe manualmente uma expressão CRON, no qual deverá ser preenchido com uma expressão na qual informe que o processo deve ser executado a cada meia hora, por exemplo.
Para saber como configurar um cronograma avançado, acesse a documentação Expressão Cron.
Na aba WhatsApp, é necessário realizar algumas parametrizações:
Destinatário: deve-se informar o destinatário para o envio de WhatsApp. Para enviar WhatsApp apenas para as pessoas retornadas na consulta (processo configurado na aba Geral), basta informar o campo curinga.
Conteúdo do WhatsApp: deve-se informar o conteúdo do WhatsApp que será enviado. Pode ser criado qualquer conteúdo do tipo alfanumérico e componente TextArea. O campo possui limite de 1600 caracteres, e nele é possível incluir quatro formatações de texto: Negrito, Itálico, Tachado e Monoespaçado.
Após realizar as configurações necessárias, deve-se clicar no botão Gravar.
Além disso, poderá consultar se o processo funcionará como o esperado. Para isso, basta acessar a opção Logs dos processos.
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