Na tela de parâmetros do relatório, pode-se informar parâmetros que constam no relatório que deseja-se enviar por e-mail. Essa tela deverá ser utilizada caso não queira informar uma consulta SQL no cadastro do processo agendado. Ou seja, se informar os parâmetros do relatório já na consulta SQL (sugerimos utilizar a rotina desta forma), então não será necessário realizar qualquer procedimento na rotina de parâmetros de relatório.
No cadastro do processo, ao informar o código do relatório que será enviado pelo e-mail, automaticamente será inserido um registro desse processo, no cadastro de “parâmetros do relatório”, com o nome do processo cadastrado. Essa tela é responsável pela adição de parâmetros para os relatórios enviados no processo. Veja a ilustração abaixo:
Ao incluir um processo, será gerado um ID:
Ao criar este processo, na tela de Parâmetros Relatório, será inserida uma nova configuração, que ficará vinculada ao processo cadastrado, e então, pode-se informar parâmetros para o relatório vinculado ao processo.
Para informar esses parâmetros, deve-se acessar o Menu Inicial > Parâmetros Relatórios:
Abaixo, segue um breve detalhamento a respeito dos campos presentes em tela:
Campos para preenchimento:
ID: o valor neste campo é gerado automaticamente pelo sistema a cada cadastro.
Nome: neste campo, pode-se informar o nome do parâmetro do relatório. Por exemplo: IMP@ID_PESRESPONSAVEL.
Valor: neste campo, é informado o valor fixo do parâmetro do relatório. É permitido também informar campo coringa, por exemplo: #ID_PESRESPONSAVEL. Neste caso, esse campo coringa será substituído pelo “alias” da “Consulta (select) para definir campos utilizados no processo” presente na aba “Geral” das configurações do processo. Esse campo coringa deve ter o mesmo nome do “alias” da consulta SQL, pois desta forma, o sistema trocará o campo coringa pelo respectivo valor. Este campo é opcional.
Consulta SQL: neste campo, pode-se definir uma query de banco de dados para o valor do parâmetro. Porém, a consulta somente poderá retornar um registro e apenas uma coluna. Por exemplo: se neste campo deseja-se retornar um determinado período letivo, deve-se utilizar a seguinte consulta substituindo o valor em vermelho pelo ID do período letivo que deseja retornar:
SELECT * FROM TB_PERIODO WHERE PEL_PERID = ID_PERIODO_LETIVO;
A tela de parâmetros do relatório será utilizada quando, por algum motivo, for necessário criar um processo agendado onde não deseja-se criar uma consulta SQL, e informará os parâmetros do relatório de forma fixa. Veja abaixo um exemplo:
A instituição possui o relatório “X” que possui os seguintes parâmetros:
Os parâmetros UNID e GUNID pode-se informar na aba “Geral” da tela de cadastro de processo agendado, conforme imagem abaixo. Desta forma, não será necessário informar estes parâmetros na tela de Parâmetros do relatório.
Portanto, deve-se obrigatoriamente passar os valores ALU (aluno) e INGID (ID ingresso) na tela de parâmetros do relatório, conforme imagem. Percebe-se que na coluna “NOME” é informado o código de identificação de pessoa deste aluno (PES_ID) no campo “ALU”, bem como, o código de seu ingresso (ING_ID) no campo “INGID” que refere-se ao seu “VALOR”.
Também pode-se utilizar o campo “Consulta SQL” para definir o valor dos campos “nome”. Lembrando que a consulta SQL só pode retornar um valor, então ficariam assim:
SELECT * FROM TB_PESSOA WHERE PES_ID = ID_PESSOA SELECT * FROM TB_INGRESSO WHERE ING_ID = ID_INGRESSO
Configurado o item de parâmetros de relatório, deve-se retornar para a tela de cadastro do processo agendado, e na aba “E-mail”, deverá ser informado o e-mail do aluno que receberá aquele relatório, caso contrário, o sistema não terá como identificar o destinatário para envio do e-mail junto com o relatório.
Após realizar as configurações necessárias, deve-se clicar no botão Gravar.
Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.