Além da integração automatizada com o Google, o Mentor Web também permite realizar a integração manual com a plataforma.
Para utilizar a integração manual, deve-se acessar o menu EAD > Opção “Integrar com o EAD”:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:integracao:opcao_de_menu_-_integrar_com_o_ead.png)
Nesta tela, deve-se informar os parâmetros nos campos disponíveis, onde é possível integrar somente uma turma/disciplina específica, ou então, todas as disciplinas de todas as turmas vinculadas ao curso e período letivo selecionado.
Obrigatoriamente, deve-se informar os campos “Período letivo” e “Curso”. Somente serão listados os cursos que possuem o parâmetro “Integra com EAD” marcado nas Informações do curso por unidade.
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:integracao:integrar_com_o_ead.png)
Filtros para seleção:
Período letivo: deve-se selecionar o período letivo para que sejam apresentados os cursos e turmas vinculados ao período selecionado.
Curso deve-se selecionar o curso para que sejam apresentadas as turmas e disciplinas vinculadas ao período e curso selecionados.
Turma pode-se selecionar a turma para que sejam apresentadas as disciplinas vinculadas ao período, curso e turma selecionados.
Disciplina: pode-se selecionar uma disciplina para realizar a integração.
Atualizar avaliação do Google: ao marcar este parâmetro, quando realizar a integração com EAD, as avaliações contidas no Google serão atualizadas dentro do Mentor.
Existem algumas regras de integração com o EAD. São elas:
Se o aluno/professor nunca foi integrado com o EAD, serão adicionados em seu vínculo com o EAD, as informações de data e hora de integração, e também, um código de integração.
Se o aluno/professor já foi integrado com o EAD, o sistema verificará a data de integração e a data de última alteração no cadastro. Se a data de última alteração no cadastro for maior que a data da última integração, a integração do aluno será atualizada com as novas informações de data e hora.
Observações: O código EAD gerado ao integrar o aluno com a plataforma EAD será exibido em seu cadastro de pessoa física > aba Dados complementares:
A mesma regra é utilizada para turma/curso/disciplina. Ao realizar a integração, o Mentor Web envia os seguintes dados para o Google for Education:
Turmas/disciplinas:
Dados:
Descrição e código da turma;
Alunos vinculados a turma;
Professores vinculados a turma;
Responsáveis vinculados a alunos da turma (somente se for configurado para enviar responsável).
Regras:
O curso da turma/disciplina deve ser configurado para realizar integração com EAD;
A turma/disciplina deve estar ativa;
Se a turma já foi integrada, ela será atualizada se a data de última alteração for maior que a data de integração.
Alunos:
Dados:
Todos seus dados cadastrais;
Responsáveis do aluno (somente se for configurado para enviar responsável);
Será vinculado com a sua turma.
Regras:
O aluno deve estar ativo;
O aluno deve estar vinculado a uma turma integrada ou que será integrada;
Se o aluno já foi integrado, ele será atualizado se a data de última alteração em seu cadastrado for maior que a data de integração.
Professores:
Dados:
Regras:
O professor deve estar ativo;
O professor deve estar vinculado a uma turma integrada ou que será integrada;
Se o professor já foi integrado, ele será atualizado se a data de última alteração em seu cadastrado for maior que a data de integração.
A remoção do aluno no MentorWeb, seja por remanejamento, trancamento, transferência, cancelamento ou desistência, remove o aluno do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do aluno, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do aluno excluído para o sistema EAD.
A remoção do professor na turma no sistema MentorWeb, seja pela tela de cronograma ou pela tela de Professor(es) da turma/disciplina, remove o professor do sistema EAD. Para isso, após operação de remoção do professor, deve-se executar a integração com EAD, dessa forma o MentorWeb envia os dados do professor excluído para o sistema EAD.
Se nas
configurações da integração no Mentor Web foi configurado para criar um e-mail da instituição para o aluno e/ou professor, ao realizar a integração, o e-mail criado será adicionado no campo “E-mail com domínio da instituição” nos dados cadastrais da pessoa:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:integracao:e-mail_institucional.png)
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