Primeiros passos
Este tópico visa mostrar os primeiros passos para as instituições que querem começar a utilizar a integração com o CRM.
Primeiramente, é necessário realizar algumas configurações no portal do CRM da instituição. Após as devidas configurações, também será necessário realizar algumas configurações no MentorWeb, para estar apto a iniciar a integração.
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Primeiros passos
1. Cadastros no CRM
No CRM deve-se definir os campos padrões de dados cadastrais que estão contemplados nesta integração. Estes campos devem respeitar a nomenclatura abaixo:
Para alguns dos campos definidos acima, existem regras específicas de valor que envolvem dados do Mentor Web que devem ser cadastrados no CRM:
O campo candidatoSexo deverá vir com M ou F do CRM.
O campo ofertaCodigoCurso deverá vir com o CUR_ID da TB_CURSO.
O campo ofertaAnoRef deverá vir com o PEL_ANOREF da TB_PERIODO_LETIVO, a informação de período letivo deve mudar a cada mudança de período.
O campo ofertaSemestre deverá vir com o PEL_SEMESTRE da TB_PERIODO_LETIVO, a informação de período letivo deve mudar a cada mudança de período.
O campo ofertaTurno deverá vir com 1,2,3,4 que representam (1-Matutino,2-Vespertino,3-Noturno,4-Integral), que devem ser equivalentes as turmas ofertadas pelo Curso no Mentor Web.
Estes campos serão necessários para criar o cadastro do candidato.
2. Cadastros no Mentor Web
Alguns itens são necessários de cadastro no Mentor Web para o funcionamento de alguns passos da integração.
3. Criação do serviço externo para realização da matrícula
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o arquivo Transformação Kettle (arquivo acima, descompactado) na linha referente ao método “realizaMatriculaCrm”. Posteriormente, deverá alterar os parâmetros, colocando a obrigatoriedade e os valores padrões (que são necessários) conforme a tabela
Parâmetros para chamada do serviço externo.
3.1. Função/Procedures necessárias:
Para realizar a integração com o CRM, é necessário rodar alguns scripts para a criação de funções/procedures, que irão auxiliar no processo de integração.
Deve-se baixar e descompactar os arquivos abaixo, de acordo com o respectivo tipo de banco, e rodar cada uma das funções/procedures no banco de dados do ICoruja.
Funções:
Procedures:
Essas funções e procedure podem ser alteradas pelo cliente, conforme a sua necessidade.
Não são padrões do sistema, elas são específicas da rotina de CRM, porém, o cliente pode alterar.
4. Criação do serviço externo para o processo agendado de atualização da matrícula de interessado para pré-matriculado
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o arquivo .KJB Job Kettle (arquivo acima, descompactado) na linha referente ao método “alteraInteressadoParaPreMatriculado”. Posteriormente, deverá informar os parâmetros necessários e anexar o arquivo .KTR Transformação Kettle nas opções do serviço de Agendamento Kettle.
4.1. Funções necessárias:
Função responsável por verificar se o candidato possui documentos pendentes no MentorWeb. Caso deseje que serviço não realize esta restrição a função poderá ser modificada conforme necessidade.
5. Criação do serviço externo (Job) para realização do cancelamento da matrícula
Deve-se criar um serviço externo no cadastro de serviço externo do MentorWeb. Para isso, pode-se executar os scripts “1” ou “2” abaixo (conforme tipo de banco), onde irá criar como padrão, no banco do Security:
Obs.: Se utilizar o serviço padrão criado por script, deverá entrar no cadastro de serviço externo (CRM), e adicionar o Job (crmCancelamentoMatriculaJob.kjb) na linha referente ao método “realizaCancelamentoMatriculaCrm”. No icone de configuração, deverá ser adicionado a transformação Kettle (crmCancelamentoMatriculaTransformacao.ktr). Posteriormente, os parâmetros deverão ser alterados para obrigatórios, e todos deverão ser preenchidos com os devidos valores.
6. Observações gerais
Caso prefira, os serviços externos poderão ser cadastrado manualmente, lembrando que neste caso, deverá possuir também os serviços para geração do financeiro e realização da matrícula também cadastrados.
Certifique-se de que todos os passos acima foram seguidos antes de iniciar a integração com o CRM.
O serviço de geração do financeiro padrão chama-se “geraParcelaTituloInscParaContrato” e o da matrícula chama-se “matriculaAlunoNaTurma”. Se você já tem esses métodos cadastrados em algum serviço externo, eles não serão cadastrados novamente, devendo utilizar o serviço já existente.