Para esta explicação, foi criada uma interface do tipo Documento ODT, que tem o objetivo de exibir alunos ativos na turma. Para montagem da interface, primeiramente adicionamos a tabela TB_PESSOA. Após isso, foi realizado a junção com a tabela TB_INGRESSO. Em seguida, foi realizado a junção da tabela TB_INGRESSO com a tabela TB_MESTRE_ALUNO. Conforme abaixo:
Adicionamos o campo Nome, extraída da tabela TB_PESSOA. Este campo foi adicionado com o Tipo de ordenação Ascendente, conforme abaixo:
Adicionamos também dois filtros, extraídos da tabela TB_MESTRE_ALUNO. Primeiro filtro adicionado foi de escolha da turma e o segundo filtro, situação das matrículas.
Clique aqui para entender mais sobre Filtros.
Para apresentar os resultados em um Documento ODT, foi utilizado o seguinte Template abaixo, caso queira aprender como criar o seu template, clique aqui:
Será exibido um documento, com os alunos ordenados de forma alfabética crescente, conforme mostrado no vídeo abaixo.
Para o documento ODT, cada linha que retorna da consulta é uma página. Como a turma escolhida continha vários alunos, o documento ODT exibe uma página para cada aluno. Caso seja de interesse da Instituição exibir uma lista de alunos em uma página, deve-se criar um detalhe.
Para exibir o campo no documento em ordem descendente, deve-se no momento da inserção ou alteração do campo, utilizar o Tipo de Ordenação Descendente. Conforme abaixo:
Será exibido um documento, com os alunos ordenados de forma alfabética descrescente, conforme mostrado no vídeo abaixo.