Planilhas de dados do sistema Legado
Veremos aqui um complemento das explicações existentes no layout das planilhas.
3. Curso
Essa planilha permite importar o cadastro de cursos de uma instituição de ensino.
Normalmente esse cadastro é compartilhado entre as unidades da instituição, justamente para que seja possível extrair informações consolidadas entre as unidades do mesmo curso, quando necessário. Mas mesmo compartilhando os cursos, todo o controle acadêmico pode ser feito de forma descentralizada por unidade.
Regra para nº lista e Formato do curso serão migrados como 'DIS' e 'DTU', respectivamente.
Sempre será utilziada a primeira regra de matrícula do subnível do curso;
Nas migrações do Modular, informar o código da Unidade antes do código do curso, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código);
Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada (ver planilha gerada no Data Migrator no botão Gerar relatório item pré-definido;
Campo Tipo de Curso: informar a descrição do tipo de curso pre configurada.
4. Tabela de disciplina
Planilha dedicada a importar o cadastro de disciplinas existentes na instituição de ensino.
Lembrando que não é necessário importar disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição de ensino para não “poluir” o cadastro de disciplinas do sistema. Apenas deve-se importar as disciplinas da própria instituição. As disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição podem ser informadas diretamente na importação dos dados do histórico do aluno, sem precisar importá-las através deste layout.
Forma de realização e as cargas horárias serão migradas como Presencial e horário presencial, respectivamente.
Nas migrações do Modular, informar o código da Unidade antes do código da disciplina, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código)
Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.
5. Grades curriculares
Planilha dedicada as grades oferecidos na instituição.
Usado apenas para cursos técnicos e de Graduação para controlar pendências curriculares dos alunos (disciplinas cursadas e a cursar do currículo). No caso de cursos de educação básica não se aplica, pois os cursos são seriados e o aluno precisa cursar todas as
disciplinas ofertadas da fase/etapa/série que o aluno está matriculado. E nos cursos de pósgraduação também não se aplica, pois todas as disciplinas estão vinculadas diretamente na turma, uma vez que tais cursos não possuem rematrícula.
6. Tabela de disciplinas da grades
Complemento da planilha anterior vinculando a grade com a disciplina.
Campo Código da grade: informar o código da grade informado na planilha de Grades;
Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado.
7.1. Pessoas jurídicas
Essa planilha permite importar o cadastro das pessoas jurídicas (instituições) utilizadas no histórico, validações etc.
7.2. Pessoas físicas (responsáveis, funcionários)
Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos pais, mães, responsáveis, professores, funcionários, ou seja, qualquer pessoa física.
Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.
Utilizado endereço residencial como endereço de cobrança;
Nas migrações do Modular, informar o código da unidade antes do código da pessoa, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código com outras unidades);
Quando temos responsáveis que são alunos (por exemplo, o pai está na graduação e o filho no colégio) podem ocorrer “Linhas inválidas” pois o cadastro do pai deverá ser importado antes do cadastro do filho. Reimportar o arquivo de erros gerado até importar todos os registros;
Quando o restonsável financeiro for o próprio aluno, não informar nada no campo responsável financeiro e tratar este item como script pós migração;
Campo UF de endereço (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF Nascimento (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF do órgão emissor (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF Município Eleitoral: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF Município expedidor doc. mil.: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo Raça: informar a descrição da Raça pre configurada.
7.3. Pessoas físicas (alunos)
Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos alunos.
Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.
Utilizado endereço residencial como endereço de cobrança;
Nas migrações do Modular, informar o código da unidade antes do código da pessoa, exemplo: 265-0001 (para não repetir o código com outras unidades);
Quando temos responsáveis que são alunos (por exemplo, o pai está na graduação e o filho no colégio) podem ocorrer “Linhas inválidas” pois o cadastro do pai deverá ser importado antes do cadastro do filho. Reimportar o arquivo de erros gerado até importar todos os registros;
Quando o restonsável financeiro for o próprio aluno, não informar nada no campo responsável financeiro e tratar este item como script pós migração;
Campo UF de endereço (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo Código de cadastro do Responsável Pedagógico: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
Campo Código de cadastro do Responsável Financeiro: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
Campo Código de cadastro do Pai: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
Campo Código de cadastro da Mãe: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
Campo UF Nascimento (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF do órgão emissor (Sigla): informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF Município Eleitoral: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo UF Município expedidor doc. mil.: informar a sigla da UF (exemplo: SC);
Campo Raça: informar a descrição da Raça pre configurada.
8. Períodos letivos
Essa planilha permite importar os períodos letivos para depois vincular os mesmos nas demais tabelas do sistema (matrículas, parcelas, …). Esse cadastro é feito separadamente por nível de ensino, ou seja, você terá um cadastro de períodos letivos diferentes entre a graduação e o colégio, por exemplo. E esse cadastro poderá ou não ser compartilhado entre as unidades de ensino da sua instituição.
9. Turmas
Nessa planilha serão importadas as turmas ofertadas nos períodos letivos. Então, caso você queira armazenar no Mentor Web as matrículas correntes e dos anos anteriores, deve-se importar primeiramente o cadastro das turmas de todos esses períodos letivos
Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Código do critério de avaliação: informar a descrição do nível de ensino pre configurada;
Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades;
Campo Coordenador (código de cadastro): informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.
10. Disciplinas da turma
Complemento da planilha anterior vinculando a turma com a disciplina.
Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Critério de avaliação por disciplina: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.
11. Disciplinas da turma - professores
Complemento da planilha anterior vinculando um professor com a disciplina dentro de uma turma.
Campo Código da turma: informar o código da turma informado na planilha de Turmas;
Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
Campo Código do Professor: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.
12. Horários
As planilhas Horários, Cronograma de aula e Cronograma de aulas faltas são usados para criar a estrutura de cronogramas de aulas e provas das turmas e informações dos alunos. Seu preenchimento é opcional.
13. Cronograma aulas
Campo Código da turma: informar o código da turma informado na planilha de Turmas;
Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Código do Professor: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2;
Campo Código do Horário: informar o código do cadastro do horário informada na planilha Horários.
14. Cronograma aulas faltas alunos
Campo Código da Aula: informar o código da turma informado na planilha de cronograma Aulas;
Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3.
16. Ingresso do aluno no curso
Essa planilha é usada para criar o vínculo do cadastro do aluno ao cadastro do curso. Ou seja, esse vínculo não é relacionado ao período letivo. Deve haver apenas um registro por aluno e curso com situação ativo. Se o aluno frequentar 2 cursos, ele terá 2 ingressos e assim por diante.
A tabela de ingressos é diferente das matrículas dos alunos. Contém um vínculo único do aluno com seu curso e currículo, assim como a data que o aluno iniciou o curso, dentre outras informações. Deverão ser incluídos um registro para cada ingresso do aluno (reingressos).
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades.
17. Matrículas
Essa planilha é usada para importar as matrículas dos alunos em cada período letivo. A seguir, teremos 2 layouts referentes à matrícula: o primeiro se refere aos dados principais da matrícula e o segundo layout corresponde às disciplinas que farão parte da matrícula. O aluno somente pode ter um vínculo ativo por período letivo com a turma e/ou curso informada.
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
Campo Resultado do aluno no período letivo: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.
18. Disciplinas da matrículas
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
Campo Tipo de Disciplina: informar a descrição do tipo de disciplina pre configurado;
Campo Resultado do aluno na disciplina: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.
Campo Nível de Ensino: informar a descrição do nível de ensino pre configurada.
20. Aproveitamento de estudos
Essas planilhas poderão ser utilizados para importação das informações que serão usadas para impressão do histórico escolar, principalmente quando o aluno veio transferido de outra instituição de ensino. Mas estes layouts também poderão ser usados, caso
você não queira importar as turmas e matrículas dos movimentos anteriores e queira enviar apenas os resultados finais obtidos pelos alunos nos anos anteriores para a emissão dos históricos.
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
Campo Código da grade curricular: informar o código do curso informado na planilha de Grades;
Campo Período Letivo: informar o código do curso informado na planilha de Período Letivo;
Campo Resultado final do aluno no período letivo: informar a descrição da situação de resultado pre configurado;
Campo Código da disciplina: informar o código da disciplina informado na planilha de Disciplinas;
Campo Resultado do aluno na disciplina: informar a descrição da situação de resultado pre configurado.
21. Registro de diplomas
Campo Código do Aluno: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.3;
Campo Código do Curso: informar o código do curso informado na planilha de Cursos;
Campo Código da IES registradora do diploma: informar o código do cadastro da pessoa informada na planilha 7.2.