Tabela de conteúdos

Planilhas de dados do sistema Legado

Veremos aqui um complemento das explicações existentes no layout das planilhas.

3. Curso

Essa planilha permite importar o cadastro de cursos de uma instituição de ensino.

Normalmente esse cadastro é compartilhado entre as unidades da instituição, justamente para que seja possível extrair informações consolidadas entre as unidades do mesmo curso, quando necessário. Mas mesmo compartilhando os cursos, todo o controle acadêmico pode ser feito de forma descentralizada por unidade.

4. Tabela de disciplina

Planilha dedicada a importar o cadastro de disciplinas existentes na instituição de ensino.

Lembrando que não é necessário importar disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição de ensino para não “poluir” o cadastro de disciplinas do sistema. Apenas deve-se importar as disciplinas da própria instituição. As disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição podem ser informadas diretamente na importação dos dados do histórico do aluno, sem precisar importá-las através deste layout.

5. Grades curriculares

Planilha dedicada as grades oferecidos na instituição.

Usado apenas para cursos técnicos e de Graduação para controlar pendências curriculares dos alunos (disciplinas cursadas e a cursar do currículo). No caso de cursos de educação básica não se aplica, pois os cursos são seriados e o aluno precisa cursar todas as disciplinas ofertadas da fase/etapa/série que o aluno está matriculado. E nos cursos de pósgraduação também não se aplica, pois todas as disciplinas estão vinculadas diretamente na turma, uma vez que tais cursos não possuem rematrícula.

6. Tabela de disciplinas da grades

Complemento da planilha anterior vinculando a grade com a disciplina.

7.1. Pessoas jurídicas

Essa planilha permite importar o cadastro das pessoas jurídicas (instituições) utilizadas no histórico, validações etc.

7.2. Pessoas físicas (responsáveis, funcionários)

Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos pais, mães, responsáveis, professores, funcionários, ou seja, qualquer pessoa física.

Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.

7.3. Pessoas físicas (alunos)

Essa planilha é usado para enviar os dados pessoais dos alunos.

Observação: Se no sistema atual, a mesma pessoa física tiver 2 ou mais cadastros, é possível unificar tais cadastros posteriormente à migração dos dados a partir do sistema.

8. Períodos letivos

Essa planilha permite importar os períodos letivos para depois vincular os mesmos nas demais tabelas do sistema (matrículas, parcelas, …). Esse cadastro é feito separadamente por nível de ensino, ou seja, você terá um cadastro de períodos letivos diferentes entre a graduação e o colégio, por exemplo. E esse cadastro poderá ou não ser compartilhado entre as unidades de ensino da sua instituição.

9. Turmas

Nessa planilha serão importadas as turmas ofertadas nos períodos letivos. Então, caso você queira armazenar no Mentor Web as matrículas correntes e dos anos anteriores, deve-se importar primeiramente o cadastro das turmas de todos esses períodos letivos

10. Disciplinas da turma

Complemento da planilha anterior vinculando a turma com a disciplina.

11. Disciplinas da turma - professores

Complemento da planilha anterior vinculando um professor com a disciplina dentro de uma turma.

12. Horários

As planilhas Horários, Cronograma de aula e Cronograma de aulas faltas são usados para criar a estrutura de cronogramas de aulas e provas das turmas e informações dos alunos. Seu preenchimento é opcional.

13. Cronograma aulas

14. Cronograma aulas faltas alunos

16. Ingresso do aluno no curso

Essa planilha é usada para criar o vínculo do cadastro do aluno ao cadastro do curso. Ou seja, esse vínculo não é relacionado ao período letivo. Deve haver apenas um registro por aluno e curso com situação ativo. Se o aluno frequentar 2 cursos, ele terá 2 ingressos e assim por diante.

A tabela de ingressos é diferente das matrículas dos alunos. Contém um vínculo único do aluno com seu curso e currículo, assim como a data que o aluno iniciou o curso, dentre outras informações. Deverão ser incluídos um registro para cada ingresso do aluno (reingressos).

17. Matrículas

Essa planilha é usada para importar as matrículas dos alunos em cada período letivo. A seguir, teremos 2 layouts referentes à matrícula: o primeiro se refere aos dados principais da matrícula e o segundo layout corresponde às disciplinas que farão parte da matrícula. O aluno somente pode ter um vínculo ativo por período letivo com a turma e/ou curso informada.

18. Disciplinas da matrículas

20. Aproveitamento de estudos

Essas planilhas poderão ser utilizados para importação das informações que serão usadas para impressão do histórico escolar, principalmente quando o aluno veio transferido de outra instituição de ensino. Mas estes layouts também poderão ser usados, caso você não queira importar as turmas e matrículas dos movimentos anteriores e queira enviar apenas os resultados finais obtidos pelos alunos nos anos anteriores para a emissão dos históricos.

21. Registro de diplomas