Importante: No serviço para a utilização das catracas TopData, nossa aplicação é um servidor socket onde a catraca se conecta, então torna-se necessário efetuar a liberação da porta 3570 para entrada e saída no firewall.
Para dar continuidade ao processo de instalação, devemos baixar e instalar o serviço que irá ficar rodando no background realizando a comunicação com a catraca.
Procedimentos:
Baixar o instalador, acesse: Z:\Distribuição\ICoruja\Serviços\IntegracaoControleAcesso (Solicitado no chamado 226569)
Escolher a pasta de acordo com o sistema operacional Linux ou Windows.
Colocar o conteúdo dessa pasta no caminho C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso
Executar o arquivo .bat “Install”.
Tendo feito a instalação do serviço, agora deve ser feito a configuração do projeto no arquivo “configuracao.properties”:
Ainda dentro da pasta temos dois executáveis “Iniciar servico” e “Parar servico” para facilitar quando necessário a utilização.
sistemaIntegracao= Padrão a ser seguido é “TOPDATA_INNER”
tcpServer.0.host= Número do IP da maquina onde está instalada aplicação seguido pelo número da porta e separados por “:”.
tcpClient.0.host= Número do IP da catraca seguido pelo número da porta e separados por “:”. EX: 172.031.010.006:3570
tcpClient.0.numero= Número do equipamento. Não é uma configuração obrigatória, e, caso não informada, o valor padrão considerado será 00.
tcpClient.0.giro= Sentido do giro catraca, podendo receber “E” para Entrada, “S” para saída ou “I” para Indiferente (giro nos dois sentidos). Não é uma configuração obrigatória, e, caso não informada, o valor padrão considerado será “I” (Indiferente, ou seja, giro nos dois sentidos).
edusoftApi.url= O caminho da
URL que o sistema está rodando.
edusoftApi.login= Login do usuário.
edusoftApi.senha= Senha do usuário.
controle.acesso.log= Controla o nível do log exibido. Utilize “info” durante uso comum da catraca e “debug” em situações de teste e instalação.
Observação:
O login e senha devem ser de um usuário cadastrado como padrão no sistema do cliente, este deve ser um usuário que não pertence a nenhuma pessoa real e também um que não seja feito o login com frequência e alterações de senha, módulo e unidade. Este usuário também deve possuir ao menos uma permissão no Security do Metnor Web, para qualquer aplicação
API/Flutter, caso contrário, o erro 403 será retornado.
Em caso de mais de um equipamento o numero deve ser incrementado na configuração ex tcpClient.0.host, tcpClient.1.host, tcpClient.2.host. A configuração tcpClient.0.numero também deve ser incrementada.
O IP e número do equipamento configurado deve bater com o equipamento instalado na rede.
No caso da TopData, sempre teremos apenas tcpServer.0.host
Tendo feito a configuração do serviço, agora basta iniciar o serviço executando o .bat “Iniciar servico”.
Deve-se criar um processo agendado no windows/linux para fazer o restart desse serviço todos os dias de madrugada. isso é necessário para realizar novamente a autenticação na api.
É possível consultar os registros de Entrada e Saída dos aluno através do módulo Controle de Frequência. Para saber mais, clique
aqui.
Caminho e padrão dos logs:
O caminho para onde os logs criados estão sendo armazenados está nos arguments da VM.
Caminho: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso\logs
Para conferir se os logs estão sendo gerados corretamente é só rodar o .bat como serviço e testar a catraca, depois conferir o caminho do log e verificar se estão sendo gerados corretamente.
Caminho do .bat: C:\edusoft\servicos\integracao_controle_acesso - Windows
Fluxo