Por Disciplina |
Top Previous Next |
Regime de Matrícula por Disciplina
Forma de ingresso padrão: Permite configurar qual será a forma de ingresso padrão utilizada na criação de novos ingressos através dos processos de matrícula. Quando for realizada a primeira matrícula do aluno no curso e ainda não houver ingresso criado, deve-se utilizar a forma de ingresso padrão na criação desse ingresso.
Nas regras é possível definir se no momento da matrícula/rematrícula a instituição deseja bloquear/avisar/desconsiderar pendências financeiras, de biblioteca e de documentos. Essa configuração é válida tanto para procedimentos na secretaria como na central do aluno.
Pendências financeiras: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências financeiras. Há três formas de checagem das mesmas:
Pela secretaria, a mensagem avisa que o aluno possui pendências financeiras, porém na central do aluno apenas avisa que existem pendências e gera um código iniciando com as letras PF (ex: PF4.625) para que o aluno entre em contato com a instituição informando o mesmo.
Quando estiver configurado para bloquear ou avisar sobre as pendências financeiras, o sistema habilita campos para definir quais tipos de parcelas deverão ser consideradas:
Além disso, é necessário configurar um período inicial e final de vencimento das parcelas que serão consideradas.
Na configuração também é possível informar determinados tipos de débitos que devem ser ignorados na verificação e se considera parcelas do contrato do aluno que sejam de outro responsável.
Pendência de documentos: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências de documentos. Há três formas de checagem das mesmas:
Pendência de biblioteca: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências de biblioteca. Há três formas de checagem das mesmas:
Também é possível informar qual débito na biblioteca deverá ser considerado: multa, materiais emprestados ou ambos.
Se o aluno possuir mais de um curso, ele bloqueia/avisa apenas no curso que o mesmo tiver pendências. Caso tenha dois cursos e pendências em apenas um, o outro curso habilita normalmente para continuar a matrícula. As regras detalhadas acima são consideradas para matrícula do tipo individual. Para as matrículas em lote, todos os bloqueios/avisos aparecem no log final do processo.
Atingiu o número máximo de vagas: Permite configurar as seguintes opções de verificação de limite de vagas atingido para o processo de matrícula do aluno:
Também é possível indicar se as matrículas em dependência por nota e/ou dependência por falta devem ser consideradas para verificação do número de vagas para bloqueio/aviso.
Conflito de horário: permite configurar se deve ou não ser verificado o conflito de horários entre disciplinas selecionadas para a matrícula com as seguintes opções:
Disciplina com pré-requisitos: permite configurar as opções abaixo de verificação de pré-requisitos para o processo de matrícula:
Ordenação das disciplinas ofertadas na (re)matrícula do aluno: permite configurar como deverão ser ordenadas as disciplinas para o processo de rematrícula do aluno na central (quando não utilizar rematrícula por horário):
Na matrícula por horário, as disciplinas são distribuídas conforme o horário e dia da semana que cada uma é oferecida.
Bloquear avanço de fase por número de disciplinas reprovadas: permite configurar se aluno poderá avançar à próxima fase de acordo com o número máximo de disciplinas reprovadas. É necessário informar qual é o número máximo de disciplinas reprovadas que aluno poderá ter para poder avançar de fase e se devem ser consideradas para o número de reprovações apenas reprovações por média, frequência ou ambas.
Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente: permite configurar se o aluno deverá ou não ser matriculado em todas as disciplinas da fase corrente.
Matrícula baseada em regras de antecipação de disciplinas: permite configurar se o aluno poderá se matricular em disciplinas antecipadas, ou seja, disciplinas de fases futuras que estejam configuradas na grade que podem ser antecipadas de acordo com a fase do aluno.
Obriga matrícula em disciplinas reprovadas: Permite configurar se aluno será obrigado a se matricular em disciplina reprovada. Também permite configurar quais os tipos de reprovação serão considerados para essa obrigatoriedade (reprovação por média, frequência ou ambas). Se a opção de bloquear avanço de fase por número de disciplinas reprovadas estiver desmarcado, permite configurar também se aluno poderá fazer juntamente com as disciplinas reprovadas, as disciplinas de quantas fases seguintes.
Bloquear matrículas em disciplinas não curriculares: Permite configurar se o aluno poderá se matricular em disciplina que não faça parte da sua grade curricular e, também, que não seja equivalente a alguma disciplina da sua grade.
Bloquear matrículas para alunos jubilados: permite configurar se deve ou não ser bloqueada a matrícula de aluno jubilado.
Bloquear matrícula em fase diferente da primeira, sem validação de anos/séries anteriores: permite configurar se a matrícula do aluno deve ser bloqueada em fases posteriores se o mesmo não tiver matrículas ou validações em todas as fases anteriores à fase escolhida.
Definir mínimo e máximo de créditos para matrícula: Permite configurar o número mínimo e o máximo de créditos das disciplinas a matricular. A matrícula bloqueia quando estiver configurado mínimo e máximo de créditos e a soma de créditos das disciplinas escolhidas não se adequar à faixa de créditos configurada.
Número de disciplinas reprovadas para desligamento: Permite configurar o número de disciplinas reprovadas para desligamento. Se o aluno ultrapassar esse limite, a rotina de fechamento de período letivo realizará o desligamento do mesmo.
Permite dois ou mais cursos simultâneos: Permite configurar se o aluno poderá estar ativo em cursos simultâneos no mesmo nível de ensino. Se estiver configurado para não permitir cursos simultâneos, bloqueia a matrícula do aluno em um novo curso de mesmo nível de ensino (Ex: 2 cursos de graduação).
Permite matrícula para alunos com situação de resultado em exame ou cursando: permite configurar se alunos que ainda estão cursando o período letivo corrente poderão ou não fazer a sua rematrícula. Caso esteja desmarcado, o sistema verifica o resultado do aluno nas disciplinas e se houver disciplinas com resultado cursando ou exame, a rematrícula é bloqueada até que o mesmo conclua todas elas. Essa configuração também determina se alunos que ainda estão cursando o período letivo corrente deverão ter sugestão de matrícula gerada.
Regra para definição da turma principal: permite configurar como será atribuída a turma principal com as seguintes opções:
Regra para definição da fase principal: permite configurar como será atribuída a fase principal com as seguintes opções:
Expressão de registro acadêmico (código do aluno no curso): permite configurar se será gerado o código de aluno no curso. Esse código do aluno no curso é opcional, porém uma vez que se deseja trabalhar com ele, deve-se formatar de que maneira o mesmo deverá ser gerado a cada novo ingresso. Para compor o código, podem ser utilizadas informações como identificador do curso, identificador do período letivo, ano de ingresso, semestre de ingresso, unidade, grupo de unidade e número sequencial.
|