Por Disciplina

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Regime de Matrícula por Disciplina

 

DF regra

 

       Forma de ingresso padrão: Permite configurar qual será a forma de ingresso padrão utilizada na criação de novos ingressos através dos processos de matrícula. Quando for realizada a primeira matrícula do aluno no curso e ainda não houver ingresso criado, deve-se utilizar a forma de ingresso padrão na criação desse ingresso.

 

       Nas regras é possível definir se no momento da matrícula/rematrícula a instituição deseja bloquear/avisar/desconsiderar pendências financeiras, de biblioteca e de documentos. Essa configuração é válida tanto para procedimentos na secretaria como na central do aluno.

 

       Pendências financeiras: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências financeiras. Há três formas de checagem das mesmas:

Desconsidera: as pendências financeiras decorrentes de parcelas em aberto serão desconsideradas para o processo de matrícula/rematrícula.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos com pendência financeira.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o aluno selecionado possui pendência financeira, porém o sistema permite que o processo seja realizado.

 

       Pela secretaria, a mensagem avisa que o aluno possui pendências financeiras, porém na central do aluno apenas avisa que existem pendências e gera um código iniciando com as letras PF (ex: PF4.625) para que o aluno entre em contato com a instituição informando o mesmo.

 

       Quando estiver configurado para bloquear ou avisar sobre as pendências financeiras, o sistema habilita campos para definir quais tipos de parcelas deverão ser consideradas:

Parcelas em aberto com vencimento até a data da matrícula.
Todas as parcelas em aberto, independente da data de vencimento.

       Além disso, é necessário configurar um período inicial e final de vencimento das parcelas que serão consideradas.

 

       Na configuração também é possível informar determinados tipos de débitos que devem ser ignorados na verificação e se considera parcelas do contrato do aluno que sejam de outro responsável.

 

       Pendência de documentos: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências de documentos. Há três formas de checagem das mesmas:

Desconsidera: as pendências de documentos do aluno serão desconsideradas para o processo de matrícula/rematrícula.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos com pendência de documentos. Para o aluno gera uma mensagem avisando que o mesmo possui pendências, gerando um código iniciando com as letras PD (pendência de documentos) para que o aluno entre em contato com a instituição informando o mesmo.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o aluno selecionado possui pendência de documentos, porém o sistema permite que o processo seja realizado. Na central do aluno, o aviso aparece na primeira tela e habilita o link para continuar sua rematrícula. Quando a situação de matrícula do aluno é do tipo pré-matrícula, essa configuração é desconsiderada.

 

       Pendência de biblioteca: permite configurar de que forma o sistema verifica as pendências de biblioteca. Há três formas de checagem das mesmas:

Desconsidera: as pendências na biblioteca serão desconsideradas para o processo de matrícula/rematrícula.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos com pendências na biblioteca. Para o aluno gera uma mensagem avisando que o mesmo possui pendências, gerando um código iniciando com as letras PB (pendência de biblioteca) para que o aluno entre em contato com a instituição informando o mesmo.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o aluno selecionado possui pendências na biblioteca, porém o sistema permite que o processo seja realizado.

       Também é possível informar qual débito na biblioteca deverá ser considerado: multa, materiais emprestados ou ambos.

 

       Se o aluno possuir mais de um curso, ele bloqueia/avisa apenas no curso que o mesmo tiver pendências. Caso tenha dois cursos e pendências em apenas um, o outro curso habilita normalmente para continuar a matrícula.

       As regras detalhadas acima são consideradas para matrícula do tipo individual. Para as matrículas em lote, todos os bloqueios/avisos aparecem no log final do processo.        

 

       Atingiu o número máximo de vagas: Permite configurar as seguintes opções de verificação de limite de vagas atingido para o processo de matrícula do aluno:

Desconsidera: o número máximo de vagas das turmas não será considerado para o processo de matrícula/rematrícula permitindo assim mais alunos que o definido.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos em turma que já atingiu o número máximo de vagas definido.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o número máximo de vagas da turma foi atingido.

       Também é possível indicar se as matrículas em dependência por nota e/ou dependência por falta devem ser consideradas  para verificação do número de vagas para bloqueio/aviso.

 

       Conflito de horário: permite configurar se deve ou não ser verificado o conflito de horários entre disciplinas selecionadas para a matrícula com as seguintes opções:

Desconsidera: os conflitos de horários entre disciplinas não são considerados para o processo de matrícula/rematrícula.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos em disciplinas com conflito de horários.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o aluno possui disciplinas selecionadas com conflito de horários.

 

       Disciplina com pré-requisitos: permite configurar as opções abaixo de verificação de pré-requisitos para o processo de matrícula:

Desconsidera: os pré-requisitos não cumpridos não são considerados para o processo de matrícula/rematrícula.
Bloqueia: bloqueia a matrícula dos alunos em disciplinas com pré-requisitos não cumpridos.
Avisa: avisa o usuário ao fazer a matrícula de que o aluno possui disciplinas selecionadas com pré-requisitos não cumpridos.

 

       Ordenação das disciplinas ofertadas na (re)matrícula do aluno: permite configurar como deverão ser ordenadas as disciplinas para o processo de rematrícula do aluno na central (quando não utilizar rematrícula por horário):

Fase, disciplina e sequência de turma;
Disciplina, fase e sequência de turma;
Sequência de turma, disciplina e fase;
Sequência de turma, fase e disciplina.

       Na matrícula por horário, as disciplinas são distribuídas conforme o horário e dia da semana que cada uma é oferecida.

 

       Bloquear avanço de fase por número de disciplinas reprovadas: permite configurar se aluno poderá avançar à próxima fase de acordo com o número máximo de disciplinas reprovadas. É necessário informar qual é o número máximo de disciplinas reprovadas que aluno poderá ter para poder avançar de fase e se devem ser consideradas para o número de reprovações apenas reprovações por média, frequência ou ambas.

 

       Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente: permite configurar se o aluno deverá ou não ser matriculado em todas as disciplinas da fase corrente.

 

       Matrícula baseada em regras de antecipação de disciplinas: permite configurar se o aluno poderá se matricular em disciplinas antecipadas, ou seja, disciplinas de fases futuras que estejam configuradas na grade que podem ser antecipadas de acordo com a fase do aluno.

 

       Obriga matrícula em disciplinas reprovadas: Permite configurar se aluno será obrigado a se matricular em disciplina reprovada. Também permite configurar quais os tipos de reprovação serão considerados para essa obrigatoriedade (reprovação por média, frequência ou ambas). Se a opção de bloquear avanço de fase por número de disciplinas reprovadas estiver desmarcado, permite configurar também se aluno poderá fazer juntamente com as disciplinas reprovadas, as disciplinas de quantas fases seguintes.

 

       Bloquear matrículas em disciplinas não curriculares: Permite configurar se o aluno poderá se matricular em disciplina que não faça parte da sua grade curricular e, também, que não seja equivalente a alguma disciplina da sua grade.

 

       Bloquear matrículas para alunos jubilados: permite configurar se deve ou não ser bloqueada a matrícula de aluno jubilado.

 

       Bloquear matrícula em fase diferente da primeira, sem validação de anos/séries anteriores: permite configurar se a matrícula do aluno deve ser bloqueada em fases posteriores se o mesmo não tiver matrículas ou validações em todas as fases anteriores à fase escolhida.

 

       Definir mínimo e máximo de créditos para matrícula: Permite configurar o número mínimo e o máximo de créditos das disciplinas a matricular. A matrícula bloqueia quando estiver configurado mínimo e máximo de créditos e a soma de créditos das disciplinas escolhidas não se adequar à faixa de créditos configurada.

 

       Número de disciplinas reprovadas para desligamento: Permite configurar o número de disciplinas reprovadas para desligamento. Se o aluno ultrapassar esse limite, a rotina de fechamento de período letivo realizará o desligamento do mesmo.

 

       Permite dois ou mais cursos simultâneos: Permite configurar se o aluno poderá estar ativo em cursos simultâneos no mesmo nível de ensino. Se estiver configurado para não permitir cursos simultâneos,  bloqueia a matrícula do aluno em um novo curso de mesmo nível de ensino (Ex: 2 cursos de graduação).

 

       Permite matrícula para alunos com situação de resultado em exame ou cursando: permite configurar se alunos que ainda estão cursando o período letivo corrente poderão ou não fazer a sua rematrícula. Caso esteja desmarcado, o sistema verifica o resultado do aluno nas disciplinas e se houver disciplinas com resultado cursando ou exame, a rematrícula é bloqueada até que o mesmo conclua todas elas. Essa configuração também determina se alunos que ainda estão cursando o período letivo corrente deverão ter sugestão de matrícula gerada.

 

       Regra para definição da turma principal: permite configurar como será atribuída a turma principal com as seguintes opções:

Turma de menor fase das disciplinas escolhidas: a turma principal será a turma de uma de suas disciplinas matriculadas que tiver menor fase.
Turma de maior fase das disciplinas escolhidas: a turma principal será a turma de uma de suas disciplinas matriculadas que tiver maior fase.
Conforme sequência de turma: será atribuída a turma conforme sequência de turma cadastrada para a turma do período letivo de origem.

 

       Regra para definição da fase principal: permite configurar como será atribuída a fase principal com as seguintes opções:

Fase da turma principal: considera a fase da turma principal da matrícula do aluno.
Menor fase da disciplinas que o aluno está devendo: se a turma principal da matrícula do aluno for de 6ª fase, mas tiver uma disciplina da 2ª fase pendente, a fase principal do aluno fica sendo a 2ª.
Menor fase da disciplina que está se matriculando: considera a menor fase dentre as disciplinas da matrícula atual.
Maior fase da disciplina que está se matriculando: considera a maior fase dentre as disciplinas da matrícula atual.

 

       Expressão de registro acadêmico (código do aluno no curso): permite configurar se será gerado o código de aluno no curso. Esse código do aluno no curso é opcional, porém uma vez que se deseja trabalhar com ele, deve-se formatar  de que maneira o mesmo deverá ser gerado a cada novo ingresso. Para compor o código, podem ser utilizadas informações como identificador do curso, identificador do período letivo, ano de ingresso, semestre de ingresso, unidade,  grupo de unidade e número sequencial.