Configurações - Moodle

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          A partir da instalação padrão do Moodle versão 2.8.5 Build: 20150313, deverá ser realizado os procedimentos abaixo:

 

         1.Se a aplicação do Moodle utiliza https deverá instalar o certificado digital na máquina virtual do java (jvm) do MentorWeb.

 

         2. Copiar a pasta “ws” para dentro da pasta “auth” que está localizada na pasta raiz do Moodle.

       A pasta "ws" pode ser baixada clicando aqui, após baixar o arquivo o arquivo deve ser descompactado e dentro da pasta que a descompactação gera vai ter uma pasta chamada ws e esta pasta que o usuário deve mover para o diretório "auth".

 

         3. Logar como administrador, em seguida o  sistema solicitará a atualização da base de dados para a utilização do plugins.

       

 

                            Imagem 1

 

 

4. Acessar o menu “Administração do site > Plugins > Autenticação > Gerenciar autenticação” deverá habilitar o plugin de autenticação “Autenticação via webservice externo”.

 

Imagem 2

 

 

5. Após habilitar o plugin de autenticação “Autenticação via webservice externo” deverá clicar em "Configurações".

 

Imagem 3

 

 

 

6. Ao clicar em configurações abrirá a tela de "Autenticação via webservice exerno", todas as configurações deverão ser efetuadas conforme imagem abaixo:

OBS. O caminho do URL do webservice deverá ser o caminho da aplicação do cliente, conforme exemplo; URL webserive: http://CaminhoAplicacao/ICoruja/services/AutenticacaoUsuarioMentorWebWS

Imagem 4

 

7- Acessar o menu "Administração do site > Plugins > Serviços da web > Serviços externos" e criar um serviço.

Informar o nome do serviço e marcar as opções “Ativado” e “Apenas Usuários Autorizados”.

 

 

Imagem 5

 

8 - Deverá associar as funções disponíveis no Moodle ao serviço, isso permitirá realizar a integração entre os sistemas. Para adicionar as funções acessamos Administração do site > Plugins > Serviços da web > Serviços externos. Será exibida uma tela com os serviços personalizados e clicar em “Funções”.

Adicionar as seguintes funções:

 

 

Imagem 6

 

9.  Em seguida adicionar o administrador como um usuário autorizado.

Conforme imagem abaixo:

 

Imagem 7

Imagem 8

 

 

 

10. Acessar o menu “Administração do site  > Plugins > Inscrições > Inscrições manuais”, verificar se o parâmetro “Habilitar inscrições” manuais está como SIM.

 

11. Acessar o menu “Administração do site > Opções avançadas”, verificar se o campo de “Habilitar serviços web (WebServices)” está habilitado.

 

12. Ativar o protocolo de comunicação SOAP no menu “Administração do site > Plugins > Serviços da Web > Gerenciar protocolos”

 

 

Imagem 9

 

13. Criar um token em “Administração do site > Plugins > Serviços da Web >  Gerenciar tokens”, vincular o usuário que foi autorizado para utilizar o serviço e vincular o serviço.

 

Imagem 10

 

14.O token que foi criado será utilizado para realizar a autenticação com o Moodle.

 

 

Imagem 11

 

 

 

15. Alterar a forma de validação de senha no Moodle, pois atualmente não possuímos essas validações no MentorWeb, acessar o menu “Administração do site > Segurança > Políticas do site”.

 

Imagem 12

 

 

 

 

 

 

Criação de uma estrutura de teste para integração.

 

Deverá possuir um banco e aplicação de teste para o MentorWeb e Moodle.
Realizar o passo a passo desse tutorial.
Para limpar as informações de pessoas integradas

update TB_PESSOA set PES_CODEAD = null, PES_DATINTEAD = null, PES_EMAILINSTITUICAO = NULL where PES_CODEAD is not null

Para limpar as categorias integradas

update TB_CATEGORIA_EAD set CAE_CODEAD = null where CAE_CODEAD is not null

Para limpar as informações de turmas/disciplinas integradas

update TB_TURMA_DISCIP set TDI_CODEAD = null, TDI_DATINTEAD = null where TDI_CODEAD is not null

update TB_AVAPAR_CADAVA set APC_CODEAD = null where APC_CODEAD is not null

update TB_AGRUPAM_TURMA_DISCIP set AGT_CODEAD = null where AGT_CODEAD is not null

update TB_MESTRE_DISCIPLINA set MDI_DATINTEAD = NULL where MDI_DATINTEAD is not null

Para limpar as categorias integradas.

delete from tb_categoria_ead

 

Isso limpará todos os registro do Moodle no MentorWeb:

 

Caso o usuário queira limpar o cadastro de usuário/cursos e categorias no Moodle via banco deverá executar o comando abaixo.

DELETE FROM MDL_COURSE_CATEGORIES WHERE ID NOT IN(SELECT MIN(ID) FROM MDL_COURSE_CATEGORIES)

DELETE FROM MDL_COURSE WHERE ID NOT IN(SELECT MIN(ID) FROM MDL_COURSE)

DELETE FROM MDL_USER WHERE ID > :ID do administrador do sistema

 

Obs.:  ão executar em base de produção esses scripts, pois deletará as informações