Configurações - Moodle |
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A partir da instalação padrão do Moodle versão 2.8.5 Build: 20150313, deverá ser realizado os procedimentos abaixo:
1.Se a aplicação do Moodle utiliza https deverá instalar o certificado digital na máquina virtual do java (jvm) do MentorWeb.
2. Copiar a pasta “ws” para dentro da pasta “auth” que está localizada na pasta raiz do Moodle. A pasta "ws" pode ser baixada clicando aqui, após baixar o arquivo o arquivo deve ser descompactado e dentro da pasta que a descompactação gera vai ter uma pasta chamada ws e esta pasta que o usuário deve mover para o diretório "auth".
3. Logar como administrador, em seguida o sistema solicitará a atualização da base de dados para a utilização do plugins.
4. Acessar o menu “Administração do site > Plugins > Autenticação > Gerenciar autenticação” deverá habilitar o plugin de autenticação “Autenticação via webservice externo”.
5. Após habilitar o plugin de autenticação “Autenticação via webservice externo” deverá clicar em "Configurações".
6. Ao clicar em configurações abrirá a tela de "Autenticação via webservice exerno", todas as configurações deverão ser efetuadas conforme imagem abaixo: OBS. O caminho do URL do webservice deverá ser o caminho da aplicação do cliente, conforme exemplo; URL webserive: http://CaminhoAplicacao/ICoruja/services/AutenticacaoUsuarioMentorWebWS
7- Acessar o menu "Administração do site > Plugins > Serviços da web > Serviços externos" e criar um serviço. Informar o nome do serviço e marcar as opções “Ativado” e “Apenas Usuários Autorizados”.
8 - Deverá associar as funções disponíveis no Moodle ao serviço, isso permitirá realizar a integração entre os sistemas. Para adicionar as funções acessamos Administração do site > Plugins > Serviços da web > Serviços externos. Será exibida uma tela com os serviços personalizados e clicar em “Funções”. Adicionar as seguintes funções:
9. Em seguida adicionar o administrador como um usuário autorizado. Conforme imagem abaixo:
10. Acessar o menu “Administração do site > Plugins > Inscrições > Inscrições manuais”, verificar se o parâmetro “Habilitar inscrições” manuais está como SIM.
11. Acessar o menu “Administração do site > Opções avançadas”, verificar se o campo de “Habilitar serviços web (WebServices)” está habilitado.
12. Ativar o protocolo de comunicação SOAP no menu “Administração do site > Plugins > Serviços da Web > Gerenciar protocolos”
13. Criar um token em “Administração do site > Plugins > Serviços da Web > Gerenciar tokens”, vincular o usuário que foi autorizado para utilizar o serviço e vincular o serviço.
14.O token que foi criado será utilizado para realizar a autenticação com o Moodle.
15. Alterar a forma de validação de senha no Moodle, pois atualmente não possuímos essas validações no MentorWeb, acessar o menu “Administração do site > Segurança > Políticas do site”.
Criação de uma estrutura de teste para integração.
update TB_PESSOA set PES_CODEAD = null, PES_DATINTEAD = null, PES_EMAILINSTITUICAO = NULL where PES_CODEAD is not null
update TB_CATEGORIA_EAD set CAE_CODEAD = null where CAE_CODEAD is not null
update TB_TURMA_DISCIP set TDI_CODEAD = null, TDI_DATINTEAD = null where TDI_CODEAD is not null update TB_AVAPAR_CADAVA set APC_CODEAD = null where APC_CODEAD is not null update TB_AGRUPAM_TURMA_DISCIP set AGT_CODEAD = null where AGT_CODEAD is not null update TB_MESTRE_DISCIPLINA set MDI_DATINTEAD = NULL where MDI_DATINTEAD is not null
delete from tb_categoria_ead
Isso limpará todos os registro do Moodle no MentorWeb:
Caso o usuário queira limpar o cadastro de usuário/cursos e categorias no Moodle via banco deverá executar o comando abaixo. DELETE FROM MDL_COURSE_CATEGORIES WHERE ID NOT IN(SELECT MIN(ID) FROM MDL_COURSE_CATEGORIES) DELETE FROM MDL_COURSE WHERE ID NOT IN(SELECT MIN(ID) FROM MDL_COURSE) DELETE FROM MDL_USER WHERE ID > :ID do administrador do sistema
Obs.: ão executar em base de produção esses scripts, pois deletará as informações
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