Atualização do agendamento do processo pelo calendário acadêmico |
Top Previous Next |
Esse tópico vai orientar em como cadastrar um evento para atualização da data de um processo agendado através do calendário acadêmico. Com isso, será possível que a própria secretária acadêmica possa fazer esse agendamento para uma determinada data do período letivo (calendário) pelo próprio módulo acadêmico numa interface familiar que é o cadastro do calendário acadêmico, sem a necessidade de executar uma outra aplicação (Mentor Agendador). Segue o roteiro para se fazer esse tipo de agendamento usando como exemplo o agendamento do processo para atualização de situação acadêmica para jubilamento dos alunos que ultrapassaram o tempo limite de conclusão do curso:
1) Criando um Tipo de evento
a) No menu “Tipos de evento”; b) Clicar no botão “Novo”; c) Informar uma descrição para o tipo de evento; d) Na combo “Tipo de processo” informar a opção “Processo agendado”; e) Clicar no botão “Gravar”para salvar as alterações;
2) Criando um evento no calendário acadêmico
a) No menu “Calendário acadêmico”; b) Clicar no botão “Novo”; Nesse momento será aberta uma tela conforme exemplo abaixo:
c) Informar a descrição do calendário, o ano e clicar no botão “Novo” conforme destacados na imagem acima. Nesse momento irá abrir uma nova tela conforme exemplo abaixo:
d) Nessa tela, informar a “Descrição”; e) Na combo “Tipo de atividade” selecionar a opção “Atividade administrativa”; Nesse momento, irá habilitar mais duas opções (Tipo de evento e período letivo) A combo de período letivo irá atualizar o período letivo que foi informado nas configurações do processo Falcon, na url do processo batch.
f) Na combo tipo de evento, que ficou habilitada após selecionar o tipo de atividade “Atividade administrativa”, deve-se selecionar o tipo de evento cadastrado anteriormente no passo “1”. Nesse momento, irá habilitar a opção “Processo agendado” e “Hora inicial”
g) Na combo “Processo agendado” (que foi habilitada após selecionar um tipo de evento que possui como tipo de processo a opção “Processo agendado”), deve-se selecionar o evento que será disparado.
h) Informar a data e hora para execução do processo. Essas informações irão atualizar o cronograma do processo agendado que foi criado nas “Configurações do processo Falcon”.
Após as alterações, a tela ficará conforme a imagem abaixo:
j) Deve-se clicar no botão “Confirmar” para fechar a pop'up e clique no botão “Gravar” da tela para confirmar as alterações. Nesse momento ocorre a chamada do servlet que realiza a alteração no cronograma e na URL do processo agendado.
k) Para consultar os logs de execução de cada um dos processos é necessário habilitar a funcionalidade de consulta de logs (com/executajsf.do?evento=Editar&recurso=/f/n/logprocesso). |